Descrição: Representação vigorosa e de grande efeito cenográfico do Casamento Místico de Santa Catarina, virgem de Alexandria de nobre família, que decidiu dedicar-se inteiramente à religião. Quando o imperador Maximino quis casar com ela, Catarina repeliu-o, dizendo que era noiva de Cristo, com quem fizera um casamento místico.
Ao centro da composição, elevada num degrau, figura, imponente, a Virgem. Sentada, com amplas e esvoaçantes vestes, ampara, com o braço direito e um lençol, o Menino Jesus erguido. À direita, surge Santa Catarina, de perfil, com os joelhos semi-fletidos perante as figuras divinas, apresentando a mão direita a Jesus para lhe colocar o anel do Enlace e a esquerda segurando a palma do martírio. Aos seus pés, figura a espada da decapitação, seu atributo iconográfico. À esquerda da composição, integra o grupo principal, São João Batista, vestido com pele de camelo sob um manto vermelho descaído e erguendo o estandarte com filactéria. Em segundo plano, à esquerda, figura um casal idoso que, inclinado para a frente, acompanha atentamente a cena - Sant'Ana e S. Joaquim (?) - , e à direita, de costas voltadas e o rosto virado de frente, uma figura masculina, com um manto vermelho, possivelmente São José, e uma figura feminina.
A rematar apoteoticamente a composição, figura Deus-Pai, em atitude de benção, rasgando os céus sobre cabeças de anjos e ladeado Pomba do Espírito Santo.
O fundo é esquemático, de caráter arquitetónico, apresentando um pilar estriado encoberto por um reposteiro, à esquerda, e, à direita, uma construção rematada por uma enorme cúpula e paisagem.
Incorporação: Oferta: Amigos do Museu de Lamego (fundado em 1928)
Bibliografia
AMARAL, João - Roteiro Ilustrado da Cidade de Lamego. Lamego: 1961
RÉAU, Louis - Iconografia del arte Cristiano - iconografia de los santos de A a la F, Tomo 2 / vol. 3. Ediciones Serbal
Exposições
Finalistas da Escola Artística e Profissional Árvore