Retrato de José Isidoro Guedes, 1.º Visconde de Valmor
-
Museu: Museu de Lamego
-
Nº de Inventário: 2320
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Pintura
-
Autor:
Autor desconhecido (Pintor(a))
-
Datação: Século 19
-
Suporte: Tela
-
-
Dimensões (cm): Alt. 119 x Larg. 92
-
Descrição: Retrato do 1.º Visconde de Valmor, José Isidoro Guedes, de perfil 3/4, voltado à esquerda, sentado, com as pernas cruzadas, sobre uma cadeira de braços com estofo adamascado vermelho. Figura com grande dignidade e sóbria imponência. O rosto, demarcado por bigode e pêra, apresenta-se emoldurado por cuidada cabeleira. Veste terno e laço escuros, sobre camisa branca. A sublinhar a sua condição social, ostenta um anel de ouro no dedo mindinho esquerdo, botões de punho do mesmo e uma insígnia vermelha na lapela do casaco. A figura é iluminada por um clarão que se desprende do fundo liso, de tom verde.
-
-
Origem/Historial: O 1.º Visconde de Valmor, José Isidoro Guedes, foi tio do poeta lamecense Fausto Guedes Teixeira.
O Museu de Lamego possui um segundo retrato do Visconde, oferecido por D. Glória do Carmo Fernandes Graça, que foi elaborado a partir de fotografia, em 1864, para figurar na galeria dos sócios beneméritos da "Associação de Socorros Mútuos da Nossa Senhora dos Remédios da Cidade de Lamego".
O 1º e 2 º Viscondes de Valmor, José Isidoro Guedes e Fausto de Queiróz Guedes, residiram no Palácio de Valmor, em Lisboa. Foram bisavô e avô de D. Ema Guedes Teixeira Vieira de Magalhães, casada com Aarão Moreita de Magalhães, por sua vez, sobrinha do poeta Fausto Guedes Teixeira, que fez uma importante doação ao Museu de Lamego.
-
Incorporação: Oferta: D. Isabel Raposo Osório
-