Descrição: Figura, em formato de predela, São Pedro, apóstolo, representado à altura do peito, de perfil a 3/4.
Calvo e de barba curta branca, o seu rosto surge envolvido por uma espécie de auréola azul clara, sugerindo a manifestação do divino. Figura com uma túnica azul e um pálio de tom dourado. Com as mãos cruzadas à altura do peito, dirige o olhar ao Céu.
O galo, aludindo ao fato de ter renegado três vezes Cristo, figura na parte superior, à direita.
No plano intermédio, pode observar-se uma paisagem com rochas e vegetação diversa, do qual se destaca o galho onde se apoia o galo e no plano de fundo, vegetação de tons muito claros, fazendo realçar a figura do galináceo.
De um modo geral, a composição revela qualidade plásticas assinaláveis, visíveis sobretudo no tratamento do rosto e roupagens, pese embora, alguma fragilidade no desenho das mãos.
Origem/Historial: O estudo desta peça, no âmbito da Prova de Aptidão Profissional do Curso de Conservação e Restauro da Escola Profissional Artística Árvore, possibilitou o equacionamento de algumas questões relativas a esta pintura, tal como, a hipótese de este ter sido, em data imprecisa, cortado, o que a composição evidência, e anteriormente ter pertencido a uma predela de um retábulo, eventualmente, pertencente ao extinto Convento das Chagas.
O verso da moldura apresentava alguns elementos metálicos que nos permitem confirmar que não é original e que deverá ter havido a adaptação da tela a uma moldura antiga. (Vide: observações)
Incorporação: Transferência: ( Conventos extintos) Convento das Chagas, de Lamego
Bibliografia
FERREIRA, Anabela Ribeiro da Silva - Prova de Aptidão Profissional Escola Artística e Profissional Árvore. "Pedro e o Galo" (relat. apresentado à escola): 2002
Exposições
Finalistas da Escola Artística e Profissional Árvore