Banco
-
Museu: Museu Nacional de Etnologia
-
Nº de Inventário: AH.938
-
Super Categoria:
Etnologia
-
Categoria: Ritual
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 20
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 42 x Diâm. 19
-
Descrição: Banco escavado em madeira, constituído por base em forma de semi-calote esférico invertido. Do centro da base elevam-se 6 pés cilindriformes que formam, a meio da sua altura, um ângulo obtuso com o vértice virado para o exterior. No topo dos pés encontra-se apoiado o assento que tem a forma de semi-calote esférico e com a superfície superior plana.
As zonas laterais da base e do assento exibem ornamentação constituída por uma linha de triângulos enegrecidos a fogo, e em cada extremidade dos pés existe um anel circular conseguido por enegrecimento a fogo e descascamento. Em toda a superfície do objecto encontram-se vestígios de coloração vermelha.
-
-
Origem/Historial: Por norma existem três bancos para as cerimónias de adivinhação: um para o adivinhador, e dois, de dimensões mais reduzidas, para os auxiliares ou praticantes.
-
Incorporação: Anterior Proprietário: Desconhecido
-
Bibliografia
- DIAS, Jorge; Margot Dias - "Moçambique" in Arte Popular de Portugal - Ilhas Adjacentes e Ultramar, Vol. 3 (Dir.Fernando Pires de Lima). Lisboa: Editorial Verbo, 196?
- RITA-FERREIRA, António - Agrupamento e Caracterização Étnica dos Indigenas de Moçambique. Lisboa: Junta de Investigações do Ultramar, 1958