Ralador de côco
-
Museu: Museu Nacional de Etnologia
-
Nº de Inventário: AH.939
-
Super Categoria:
Etnologia
-
Categoria: Equipamento de uso doméstico
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 20
-
-
-
Dimensões (cm): Comp. 69,5 x Alt. 16 x Larg. 12,8
-
Descrição: Ralador de coco constituído por um banco talhado numa só peça em madeira. O banco é composto por dois pés em forma de cubo sobre os quais está disposto o assento, de formato paralelepipédico. Um dos extremos do assento tem um destaque em forma de gota, no qual está sobreposta uma lamina em ferro, fixada ao assento por dois ganchos. A lamina é paralelepipédica, estreitando a meio do seu comprimento, estendendo-se a partir daí para além do limite do assento (aproximadamente 9 cm) terminando com um destaque circular dentada. Esta zona exibe ornamentação gravada constituída por quadrados preenchidos com linhas paralelas e diagonais.
-
-
Origem/Historial: Devido a questões de uniformização das denominações neste programa, este objecto, com inscrição em ficha dactilografada, "Ralador", ficará com denominação "Ralador de Côco".
-
-
Bibliografia
- DIAS, Jorge; Margot Dias - "Moçambique" in Arte Popular de Portugal - Ilhas Adjacentes e Ultramar, Vol. 3 (Dir.Fernando Pires de Lima). Lisboa: Editorial Verbo, 196?
- RITA-FERREIRA, António - Agrupamento e Caracterização Étnica dos Indigenas de Moçambique. Lisboa: Junta de Investigações do Ultramar, 1958