Ralador de côco
-
Museu: Museu Nacional de Etnologia
-
Nº de Inventário: AH.663
-
Super Categoria:
Etnologia
-
Categoria: Equipamento de uso doméstico
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 20
-
-
-
Dimensões (cm): Comp. 59,5 x Alt. 23,6 x Larg. 18,5
-
Descrição: Ralador de coco constituído por um banco em madeira. O banco é composto por duas placas paralelepipédicas com uma abertura triangular na base, até cerca de 1/3 da sua altura, dispostas na vertical que servem de pés e sustentam o assento, que se encontra pregado em quatro pontos por cada pé. O assento é constituído por uma placa também paralelepipédica, que num dos extremos termina em forma triangular, no qual está sobreposta uma lamina em ferro. A lamina é paralelepipédica e estende-se para além do limite do vértice do assento (aproximadamente 10 cm) terminando com um destaque circular dentado. Existem duas traves de formato paralelepipédicas: a trave colocada na parte direita do objecto está disposta na horizontal e liga os dois pés; a trave situada na parte esquerda encontra-se disposta obliquamente entre o pé posterior e a zona central do assento.
-
-
-
Incorporação: Anterior Proprietário: Desconhecido
-
Bibliografia
- DIAS, Jorge; Margot Dias - "Moçambique" in Arte Popular de Portugal - Ilhas Adjacentes e Ultramar, Vol. 3 (Dir.Fernando Pires de Lima). Lisboa: Editorial Verbo, 196?
- RITA-FERREIRA, António - Agrupamento e Caracterização Étnica dos Indigenas de Moçambique. Lisboa: Junta de Investigações do Ultramar, 1958