Moringue
-
Museu: Museu Nacional de Etnologia
-
Nº de Inventário: AO.597
-
Super Categoria:
Etnologia
-
Categoria: Equipamento de uso doméstico
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 20
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 12,5 x Diâm. 17,5
-
Descrição: Moringue com prato, em barro vermelho.
O moringue é constituído por um segmento cilíndrico em forma de argola, que se apresenta oco, e de onde se destaca, perpendicularmente, um outro segmento cilíndrico que representa o gargalo. O gargalo termina num bordo de recorte plano.
O prato é de base semi-plana, corpo de formato tronco-cónico invertido, terminando num bordo saliente de recorte ondulado.
O moringue é ornamentado, na metade superior do corpo, com uma faixa transversal que o circula. A faixa é delimitada, de um dos lados, com uma linha de triângulos e uma linha em ziguezague paralelas. No outro lado exibe uma faixa ondulada. O motivo é inciso e é pintado de tons de castanho e vermelho. O motivo é, ainda, destacado com um pó branco que o contorna e com a aplicação de uma espécie de verniz.
O prato é decorado, no interior, com um motivo composto por quatro faixas angulares equidistantes e um rectângulo central. Junto do bordo é visível uma faixa circular. O motivo é pintado de cor vermelha.
A base do prato é ornamentada com uma faixa circular delimitada por um círculo ladeado com semicírculos. O corpo é decorado com faixas dispostas em espiral. Este motivo é, igualmente, inciso e pintado de tons de castanho e vermelho. O motivo é, também, destacado com um pó branco que o contorna e com a aplicação de uma espécie de verniz.
Prato altura (cm): 4,5
Prato diâmetro (cm): 17,5
Moringue altura(cm): 9,2
Moringue diâmetro (cm): 15,5
-
-
-
Incorporação: Anterior proprietário: Sidónio Catarino de Miranda Nazareth
-
Bibliografia
- LIMA, Tânia Andrade - "Cerâmica Índigena Brasileira" in Suma Etnológica Brasileira, 2º vol. Petrópolis: Vozes/FINEP, 1986
- RIBEIRO, Berta G., Dicionário do Artesanato Indígena. São Paulo: Itatiaia Limitada, USP, 1988
- RIBEIRO, Darcy, "Arte índia" in Suma Etnológica Brasileira - Tecnologia Indígena, vol. 3. Petrópolis: FINEP/Vozes, 1986