Descrição: Máscara talhada numa só peça em madeira, representando um rosto humano.
O rosto é de forma oval com as extremidades rectilíneas.
Os olhos são definidos por círculos delimitados por linhas semicirculares pintados de cor castanha. Estes são encimados por duas linhas rectas transversais de cor castanha, que representam as sobrancelhas. A boca triangular é esculpida em baixo relevo e pintada de cor castanha. O nariz de formato trapezoidal e a testa semicircular são esculpidos em relevo.
Cada face é ornamentada com um triângulo isósceles delimitado por uma linha angular. A zona das sobrancelhas é decorada com pontos paralelos. A testa exibe um motivo composto por um triângulo invertido delimitado por uma faixa angular, uma linha de pontos e uma linha angular de vértice rectilíneo.
Os ornamentos são pintados de cor castanha.
A parte de trás da máscara apresenta-se côncava.
A peça é de tom castanho claro.
Origem/Historial: A peça poderá ter participado na exposição "Oreretama: a Terra do Índio" organizada pelo Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro, que decorreu no Museu da Electricidade, entre 13/11/1997 e 15/02/1998.
Nota informativa sobre a Colecção "Artíndia Manaus":
A colecção "Artíndia Manaus" foi oferecida ao Museu Nacional de Etnologia pela Universidade do Porto, a 5 de Dezembro de 1994, como forma de agradecimento pelo apoio prestado na realização da exposição "Memória da Amazónia: Etnicidade e Territorialidade".
A colecção, constituída por 102 peças, abrange todas as classes de artefactos.
Incorporação: Anterior proprietário: Universidade do Porto
Bibliografia
Museu Histórico Nacional - Oreretama: a Terra do Índio. Rio de Janeiro
RIBEIRO, Berta G., Dicionário do Artesanato Indígena. São Paulo: Itatiaia Limitada, USP, 1988