Descrição: Tanga de forma rectangular, em fios de algodão branco entretecidos alternados com sementes circulares perfuradas de tons castanho-claro e castanho-escuro.
A extremidade inferior exibe uma franja de fios de algodão branco que constitui o remate da peça, e dois cadilhos nos cantos.
Nos cantos da extremidade superior são fixados dois cordões de algodão pendentes, que em uso servem para prender a peça no indivíduo que a veste.
Cada lado da peça é decorado com três tufos de penas de tons azuis, amarelos, vermelhos e verdes, fixados com fios de algodão.
As sementes de tom castanho-escuro elaboram um motivo geométrico composto por duas barras transversais paralelas, preenchidas por linhas rectas e linhas angulares que formam degraus e quadrados.
Origem/Historial: Nota informativa sobre a Colecção "Artíndia Manaus":
A colecção "Artíndia Manaus" foi oferecida ao Museu Nacional de Etnologia pela Universidade do Porto, a 5 de Dezembro de 1994, como forma de agradecimento pelo apoio prestado na realização da exposição "Memória da Amazónia: Etnicidade e Territorialidade".
A colecção, constituída por 102 peças, abrange todas as classes de artefactos.
Incorporação: Anterior proprietário: Universidade do Porto
Bibliografia
Museu Histórico Nacional - Oreretama: a Terra do Índio. Rio de Janeiro
RIBEIRO, Berta G., Dicionário do Artesanato Indígena. São Paulo: Itatiaia Limitada, USP, 1988