Rede de dormir
-
Museu: Museu Nacional de Etnologia
-
Nº de Inventário: BD.074
-
Super Categoria:
Etnologia
-
Categoria: Equipamento de uso doméstico
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 20
-
-
Técnica: Contratorcido - técnica de tecelagem produzida quanto quatro fios da trama englobam entre si um ou mais elementos do urdume.
-
Dimensões (cm): Comp. 498
-
Descrição: Rede de dormir em fios de buriti e fios de algodão de cor branca e vermelha, feita pela técnica do contratorcido combinado.
A peça é constituída por quatro elementos: a cama, que corresponde à parte tecida; os cabos elementares, que consistem no prolongamento da urdidura não tecida; os punhos, que representam as extremidades da peça; e por fim as cordas de suspensão, que são dois cordões de buriti unidos aos punhos, e que se prolongam para além destes, com o objectivo de suspender a peça.
Os fios de algodão de cor vermelha formam duas barras longitudinais que delimitam a parte tecida.
Cama comprimento (cm): 251
Cama largura (cm): 105
-
-
Origem/Historial: A técnica de tecelagem e os vários elementos descritivos, referidos na descrição da peça, foram retirados do Dicionário do Artesanato Indígena de Berta Ribeiro (pp. 85/96/97/101).
Nota informativa sobre a Colecção "Comissão dos Descobrimentos ":
A colecção Comissão dos Descobrimentos foi oferecida ao Museu Nacional de Etnologia pela extinta Comissão Nacional para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses, a 31 de Agosto de 2003.
A colecção, constituída por 125 peças, abrange todas as classes de artefactos. A colecção foi adquirida em lojas Artíndia.
-
Incorporação: Anterior proprietário: Artíndia
-
Bibliografia
- RIBEIRO, Berta G., Dicionário do Artesanato Indígena. São Paulo: Itatiaia Limitada, USP, 1988
- RIBEIRO, Darcy, "Arte índia" in Suma Etnológica Brasileira - Tecnologia Indígena, vol. 3. Petrópolis: FINEP/Vozes, 1986