Figura antropomórfica
-
Museu: Museu Nacional de Etnologia
-
Nº de Inventário: BD.151
-
Super Categoria:
Etnologia
-
Categoria: Ritual
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 20
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 19,5
-
Descrição: Figura antropomórfica masculina constituída por um esqueleto em madeira revestido com cera preta.
Os pés são de formato ovóide e os membros inferiores cilindriformes destacando os gémeos convexos. O sexo é representado por dois segmentos ovóides intercalados por um segmento cilíndrico em cera preta. O tronco é esférico e os membros superiores cilindriformes encontrando-se dispostos em arco junto daquele. O pescoço cilindriforme alonga-se até à cabeça cilíndrica, onde são visíveis alguns destaques irregulares.
Os joelhos são ornamentados com duas jarreteiras de fios de algodão de cor ocre. O pescoço é decorado com um colar de fios de algodão de cor vermelha. A cabeça é ornamentada com penas brancas e vermelhas dispostas sobre um segmento semicircular de cera, de forma a elaborarem um diadema.
-
-
Origem/Historial: O boneco é referido como o ser sobrenatural Topy "que tem a propriedade de percorrer o céu durante a tempestade" (Baldus 1940: 406). A característica mais notária deste boneco é a representação do aparelho genital masculino e do estojo peniano (Dicionário do Artesanato Indígena 1988: 302).
Nota informativa sobre a Colecção "Comissão dos Descobrimentos ":
A colecção Comissão dos Descobrimentos foi oferecida ao Museu Nacional de Etnologia pela extinta Comissão Nacional para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses, a 31 de Agosto de 2003.
A colecção, constituída por 125 peças, abrange todas as classes de artefactos. A colecção foi adquirida em lojas Artíndia.
-
Incorporação: Anterior proprietário: Artíndia
-
Bibliografia
- BANDEIRA, Françoise, "Les Indiens Karajá de L'Araguaia" in Geographica N.º 15, 1966
- RIBEIRO, Berta G., Dicionário do Artesanato Indígena. São Paulo: Itatiaia Limitada, USP, 1988
- RIBEIRO, Darcy, "Arte índia" in Suma Etnológica Brasileira - Tecnologia Indígena, vol. 3. Petrópolis: FINEP/Vozes, 1986