Vaso
-
Museu: Museu Nacional de Etnologia
-
Nº de Inventário: BD.059
-
Super Categoria:
Etnologia
-
Categoria: Equipamento de uso doméstico
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 20
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 9,2 x Diâm. 16,5 x Prof. 6,9
-
Descrição: Vaso de base circular plana, corpo semi-esférico em dois terços da sua altura e tronco-cónico invertido no restante espaço, terminando num bordo de recorte arredondado, em barro.
A peça é revestida, na base e a um terço da sua altura, com tinta de cor castanha avermelhada. Os restantes dois terços são pintados de branco, encontrando-se em certas partes enegrecido. O bordo é pintado de castanho avermelhado.
O interior da peça é ornamentado com um motivo composto por faixas rectilíneas preenchidas com pontos, cujas extremidades terminam em espiral. É ainda visível, próximo do bordo, uma faixa circular com pontos. O motivo é pintado de castanho avermelhado e preto, sobre uma superfície pintada de castanho amarelado que se encontra revestida por vidrado.
Na base é visível uma etiqueta adesiva branca de formato quadrangular na qual é inscrito: "Apalay Pará 8.00".
-
-
Origem/Historial: Nota informativa sobre a Colecção "Comissão dos Descobrimentos ":
A colecção Comissão dos Descobrimentos foi oferecida ao Museu Nacional de Etnologia pela extinta Comissão Nacional para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses, a 31 de Agosto de 2003.
A colecção, constituída por 125 peças, abrange todas as classes de artefactos. A colecção foi adquirida em lojas Artíndia.
-
Incorporação: Anterior proprietário: Artíndia
-
Bibliografia
- RIBEIRO, Berta G., Dicionário do Artesanato Indígena. São Paulo: Itatiaia Limitada, USP, 1988
- RIBEIRO, Darcy, "Arte índia" in Suma Etnológica Brasileira - Tecnologia Indígena, vol. 3. Petrópolis: FINEP/Vozes, 1986