Rede de pesca
-
Museu: Museu Nacional de Etnologia
-
Nº de Inventário: BD.093
-
Super Categoria:
Etnologia
-
Categoria: Pesca
-
Autor:
Pintor (-)
-
Datação: Século 20
-
-
Técnica: Técnica de enlace com enodação - Trabalho em malha. Enlace da argola pendente da carreira anterior e formação de um nó. Dependendo do tipo de nó, o verso e reverso são dissimiles. A enodação se processa com a ajuda de implementos (agulha). Por isso se diz que o nó é formado de dois elementos, embora executado com um único fio enredador de comprimento limitado.
-
Dimensões (cm): Comp. 111 x Alt. 35 x Larg. 76
-
Descrição: Rede de pesca em forma de cone invertido.
A peça é constituída por um aro circular de madeira, no qual é suspensa uma malha flexível em fios de buriti, segura com fios de mesmo material.
As extremidades do aro são unidas em cruz, com o intuito de formar um cabo, e fixadas com um cordão de algodão branco.
O centro da malha é feito pela técnica de enlace com enodação, de forma a criar uma malha cerrada e apertada. A partir do centro a malha vai-se alargando e espaçando progressivamente, sendo elaborada através da técnica de enlace sem enodação.
-
-
Origem/Historial: As técnicas, referidas na descrição da peça, foram retiradas do Dicionário do Artesanato Indígena de Berta Ribeiro (pp. 97 e98).
Nota informativa sobre a Colecção "Comissão dos Descobrimentos ":
A colecção Comissão dos Descobrimentos foi oferecida ao Museu Nacional de Etnologia pela extinta Comissão Nacional para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses, a 31 de Agosto de 2003.
A colecção, constituída por 125 peças, abrange todas as classes de artefactos. A colecção foi adquirida em lojas Artíndia.
-
Incorporação: Anterior proprietário: Artíndia
-
Bibliografia
- RIBEIRO, Berta G., Dicionário do Artesanato Indígena. São Paulo: Itatiaia Limitada, USP, 1988
- RIBEIRO, Darcy, "Arte índia" in Suma Etnológica Brasileira - Tecnologia Indígena, vol. 3. Petrópolis: FINEP/Vozes, 1986