Técnica: Emplumação radial - é produzida com a utilização de duas meias penas com atadura costurada, isto é, o atilho atravessa a haste perfurada para esse fim (Dicionário do Artesanato Indígena; pp. 247).
Dimensões (cm): Comp. 188,4
Descrição: Flecha de tipo ponta dupla, constituída por uma haste cilindriforme, em cana.
Uma das extremidades da haste é composta por uma vareta em madeira fixada por fio vegetal, em certas partes revestido de cera. Naquela é colocada e segura a ponta em lasca de osso, por fio revestido com cera. O fio envolve a ponta apenas no ponto de inserção, dando-lhe uma forma curva e ponta dupla.
A extremidade oposta é provida de um encaixe constituído por um rasgo, no qual é ajustada a corda do arco para o disparo da flecha. É, ainda, provida de emplumação de tipo radial, com duas meias penas de cor castanha fixadas à haste por fio de algodão branco. O fio envolve parte da extremidade e é ornamentado por linhas que formam X pintadas de cor preta.
Numa das extremidades das meias penas são visíveis duas penas amarelas de menores dimensões, fixadas pelos mesmos fios de algodão.
Ponta comprimento (cm): 13,7
Vareta comprimento (cm): 15,5
Origem/Historial: A classificação da peça e da sua emplumação, em relação ao tipo, referida na descrição foi retirada do Dicionário do Artesanato Indígena de Berta Ribeiro (pp. 224/225/230/242/243/246/247/248).
A peça poderá ter participado na exposição "Oreretama: a Terra do Índio" organizada pelo Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro, que decorreu no Museu da Electricidade, entre 13/11/1997 e 15/02/1998.
Nota informativa sobre a Colecção "Artíndia Manaus":
A colecção "Artíndia Manaus" foi oferecida ao Museu Nacional de Etnologia pela Universidade do Porto, a 5 de Dezembro de 1994, como forma de agradecimento pelo apoio prestado na realização da exposição "Memória da Amazónia: Etnicidade e Territorialidade".
A colecção, constituída por 102 peças, abrange todas as classes de artefactos.
Incorporação: Anterior proprietário: Universidade do Porto
Bibliografia
Museu Histórico Nacional - Oreretama: a Terra do Índio. Rio de Janeiro
RIBEIRO, Berta G., Dicionário do Artesanato Indígena. São Paulo: Itatiaia Limitada, USP, 1988