Lança
-
Museu: Museu Nacional de Etnologia
-
Nº de Inventário: BA.243
-
Super Categoria:
Etnologia
-
Categoria: Caça
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 20
-
-
-
Dimensões (cm): Comp. 123,1
-
Descrição: Lança de tipo lanceolada talhada numa só peça de madeira.
A lança é constituída por uma vara de secção semicircular que vai alargando junto da extremidade superior, assumindo a forma trapezoidal. A extremidade oposta termina numa ponta em forma de meia elipse.
A peça é decorada, na extremidade superior e junto ao início da ponta, com penas vermelhas fixadas com fios vegetais.
A tonalidade da peça é castanho-escuro.
Ponta comprimento (cm): 44,5
-
-
Origem/Historial: A lança é uma "arma perfurante de arremesso manual direto, morfologicamente semelhante a uma flecha, porém, de madeira mais grossa, e sem emplumação funcional. De uma maneira geral, a ponta forma uma só peça com a vara. (…) Segundo Krause "as lanças parecem servir exclusivamente como armas de exibição em festas, visitas, etc. Outrora eram empregadas na caça ao jaguar. Os penachos da ponta visavam assustar e vacilar o animal de maneira que, no momento mais oportuno, se pudesse desferir o golpe mortal. (Krause 1941-4 vol. 84: 186). "(Dicionário do Artesanato Indígena 1988: 233).
A classificação da peça, em relação ao tipo, referida na descrição foi retirada do Dicionário do Artesanato Indígena de Berta Ribeiro (pp. 234).
-
-
Bibliografia
- RIBEIRO, Berta G., Dicionário do Artesanato Indígena. São Paulo: Itatiaia Limitada, USP, 1988
- RIBEIRO, Darcy, "Arte índia" in Suma Etnológica Brasileira - Tecnologia Indígena, vol. 3. Petrópolis: FINEP/Vozes, 1986