Descrição: Diadema constituído por um segmento rectangular de entrecasca de árvore dobrado ao meio, que serve de suporte a uma fileira de penas coloridas de diferentes alturas, dispostas em ordem crescente até ao centro. As pontas das penas são fixadas e cobertas pela entrecasca de árvore.
A entrecasca de árvore exibe, em cada extremidade, um cordão de algodão que se encontra suspenso. Estes cordões servem para prender a peça ao indivíduo que a usa.
A fileira de penas é composta por uma pena central de cor azul que é decorada, no topo, com duas penas amarelas. À frente desta é visível uma pena preta. Os lados apresentam conjuntos de penas de cor azul intercaladas por conjuntos de penas pretas. Os lados exibem, ainda, penas amarelas espaçadas. As penas de tons azuis apresentam-se amarelas no verso.
A entrecasca de árvore é ornamentada, na parte da frente da peça, com penugem castanha e três penas azuis, dispostos longitudinalmente.
Origem/Historial: Nota informativa sobre a Colecção "Artíndia Manaus":
A colecção "Artíndia Manaus" foi oferecida ao Museu Nacional de Etnologia pela Universidade do Porto, a 5 de Dezembro de 1994, como forma de agradecimento pelo apoio prestado na realização da exposição "Memória da Amazónia: Etnicidade e Territorialidade".
A colecção, constituída por 102 peças, abrange todas as classes de artefactos.
Incorporação: Doação ao MNE pela Universidade do Porto.
Bibliografia
RIBEIRO, Berta G., Dicionário do Artesanato Indígena. São Paulo: Itatiaia Limitada, USP, 1988