Descrição: Banco constituído por um assento e dois suportes, talhados numa só peça de madeira.
O assento é de forma paralelepipédica, de lados convexos e extremidades côncavas. A superfície deste apresenta-se côncava.
O assento encontra-se apoiado por dois suportes paralelepipédicos, que acompanham parte do comprimento do assento, e cuja extremidade inferior se prolonga lateralmente em dois segmentos de recorte oblíquo. Cada suporte exibe um rectângulo vazado.
O assento apresenta um motivo composto por três rectângulos transversais concêntricos. O rectângulo do meio é decorado com dois conjuntos preenchidos com linhas angulares simétricas e linhas rectas longitudinais paralelas. Entre os conjuntos figuram três linhas longitudinais de pontos. O motivo é pintado de preto sob uma superfície pintada de castanho-escuro.
A peça apresenta, na superfície interior do assento e nos suportes, manchas de tinta castanha-escura.
Origem/Historial: A peça poderá ter participado na exposição "Oreretama: a Terra do Índio" organizada pelo Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro, que decorreu no Museu da Electricidade, entre 13/11/1997 e 15/02/1998.
Nota informativa sobre a Colecção "Artíndia Manaus":
A colecção "Artíndia Manaus" foi oferecida ao Museu Nacional de Etnologia pela Universidade do Porto, a 5 de Dezembro de 1994, como forma de agradecimento pelo apoio prestado na realização da exposição "Memória da Amazónia: Etnicidade e Territorialidade".
A colecção, constituída por 102 peças, abrange todas as classes de artefactos.
Incorporação: Anterior proprietário: Universidade do Porto
Bibliografia
Museu Histórico Nacional - Oreretama: a Terra do Índio. Rio de Janeiro
RIBEIRO, Berta G., Dicionário do Artesanato Indígena. São Paulo: Itatiaia Limitada, USP, 1988