Descrição: Guizo cilindriforme talhado numa só peça de madeira.
A extremidade superior da peça apresenta uma cabeça humana esculpida.
A cabeça, de formato triangular, exibe duas linhas semicirculares pretas e dois círculos pintados de castanho avermelhado, que figuram os olhos. Estes são encimados por duas linhas oblíquas pretas que representam as sobrancelhas. O nariz é de forma paralelipipédica e a boca elíptica. Esta é contornada a preto, formando cruzes nos cantos. O cabelo é pintado de cor preta.
Próximo da extremidade superior é visível um anel entalhado. Neste é colocado um fio vegetal que serve de suporte a outros fios vegetais que suspendem, através de orifícios, sete cascas de um fruto esféricas. Um dos fios encontra-se pendente.
As cascas exibem aberturas circulares e rectangulares. Estas constituem os elementos sonoros da peça, na medida em que ao entrechocarem produzem som.
A peça é decorada com um conjunto composto por três linhas rectas transversais pintadas de preto e castanho avermelhado, junto do anel entalhado e da extremidade inferior.
Cabeça altura (cm): 6,6
Cabeça largura (cm): 4,3
Origem/Historial: Nota informativa sobre a Colecção "Artíndia Manaus":
A colecção "Artíndia Manaus" foi oferecida ao Museu Nacional de Etnologia pela Universidade do Porto, a 5 de Dezembro de 1994, como forma de agradecimento pelo apoio prestado na realização da exposição "Memória da Amazónia: Etnicidade e Territorialidade".
A colecção, constituída por 102 peças, abrange todas as classes de artefactos.
Incorporação: Anterior proprietário: Universidade do Porto
Bibliografia
RIBEIRO, Berta G., Dicionário do Artesanato Indígena. São Paulo: Itatiaia Limitada, USP, 1988