Colar
-
Museu: Museu Nacional de Etnologia
-
Nº de Inventário: BD.117
-
Super Categoria:
Etnologia
-
Categoria: Corpo
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: Século 20
-
-
-
Dimensões (cm): Comp. 40 x Larg. 25
-
Descrição: Colar de forma oval constituído por um segmento cilíndrico em madeira envolvido com fios de algodão branco. O segmento serve de suporte a uma estrutura composta por contas e missangas, fixada com fio de nylon.
A estrutura é elaborada por linhas longitudinais de contas brancas intercaladas com contas laranjas, dispostas paralelamente. O topo da estrutura é contornado com missangas azuis.
A extremidade superior do colar exibe quatro pendentes constituídos por contas brancas intercaladas por contas laranjas e missangas pretas e amarelas, e conjuntos de missangas vermelhas.
As missangas e as contas são unidas entre si com fio de nylon.
Os fios de algodão que envolvem o segmento formam vários cordões, que se encontram pendentes e se apresentam unidos através de um nó.
Cordões comprimento (cm): 42
-
-
Origem/Historial: Nota informativa sobre a Colecção "Comissão dos Descobrimentos ":
A colecção Comissão dos Descobrimentos foi oferecida ao Museu Nacional de Etnologia pela extinta Comissão Nacional para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses, a 31 de Agosto de 2003.
A colecção, constituída por 125 peças, abrange todas as classes de artefactos. A colecção foi adquirida em lojas Artíndia.
-
-
Bibliografia
- RIBEIRO, Berta G., Dicionário do Artesanato Indígena. São Paulo: Itatiaia Limitada, USP, 1988
- RIBEIRO, Darcy, "Arte índia" in Suma Etnológica Brasileira - Tecnologia Indígena, vol. 3. Petrópolis: FINEP/Vozes, 1986