Técnica: Escrito à pena em letra caligráfica moderna.
Dimensões (cm): Alt. 24 x Larg. 38
Descrição: "O núncio apostólico em Portugal Inocêncio Conti escreve ao vigário no espiritual do cabido e dos cónegos da Sé de Lamego, contando como o Padre Manuel da Conceição, da cidade de Lamego, lhe dissera ter sido acusado do homicídio de Máxima Maria, e por isso condenado e suspenso das suas ordens, com a absolvição reservada à Santa Sé. Delega no vigário inquirir sobre esta questão e dar-lhe ou não a absolvição e reintegração nas suas funções eclesiásticas.
Original; latim; escrita caligráfica moderna; estado de conservação razoável; regragem a lápis; selo de chapa do núncio apostólico, razoavelmente conservado; assinatura autógrafa do núncio; registos vários, tanto na frente como no verso do documento."
(Morujão e Saraiva, 2002)
Origem/Historial: A emissão deste documento coincide com o governo episcopal de D. Manuel de Vasconcelos Pereira, bispo de Lamego entre 1773 e 1786.
Incorporação: Antigo Paço Episcopal de Lamego.
Bibliografia
MORUJÃO, Maria do Rosário Barbosa; SARAIVA, Anísio Miguel de Sousa - "Pergaminhos do Museu de Lamego (Séculos XV a XIX): Características e Conteúdos" e "Catálogo" , Museu de Lamego. Pergaminhos. Lisboa: IPM, 2002