Cesto cargueiro
-
Museu: Museu Nacional de Etnologia
-
Nº de Inventário: BD.082
-
Super Categoria:
Etnologia
-
Categoria: Transportes
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 20
-
Suporte: Torcido: técnica obtida pela torção de fios entre os elementos que constituem a urdidura.
-
Técnica: Cestaria - entrecruzado: esta técnica obtém-se pelo cruzamento de duas séries de elementos, a trama e a urdidura, que vão passando perpendicularmente por cima e por baixo uns dos outros.
-
Dimensões (cm): Comp. 51,5 x Alt. 40,5 x Larg. 34
-
Descrição: Cesto cargueiro de forma semi oval com abertura de recorte triangular, feito a partir de seis folhas de palmeira desfiadas ainda ligadas ao ráquis.
As folhas de palmeira dividem-se em dois grupos de três, dispostos frontalmente.
O corpo da peça é constituído pelas fibras desfiadas de cada folha, unidas entre si com cordão vegetal, através da técnica do torcido. A base é elaborada, pelas mesmas fibras, através da técnica do entrecruzado de diagonal aparente.
A peça é provida de uma alça em tiras vegetais fixada nas extremidades da abertura. A alça é formada por dois pares de tranças unidos, a meio do comprimento, por uma estrutura entrecruzada.
-
-
Origem/Historial: Nota informativa sobre a Colecção "Comissão dos Descobrimentos ":
A colecção Comissão dos Descobrimentos foi oferecida ao Museu Nacional de Etnologia pela extinta Comissão Nacional para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses, a 31 de Agosto de 2003.
A colecção, constituída por 125 peças, abrange todas as classes de artefactos. A colecção foi adquirida em lojas Artíndia.
-
Incorporação: Anterior proprietário: Artíndia
-
Bibliografia
- RIBEIRO, Berta G., Dicionário do Artesanato Indígena. São Paulo: Itatiaia Limitada, USP, 1988
- RIBEIRO, Darcy, "Arte índia" in Suma Etnológica Brasileira - Tecnologia Indígena, vol. 3. Petrópolis: FINEP/Vozes, 1986