Cesto cargueiro
-
Museu: Museu Nacional de Etnologia
-
Nº de Inventário: BD.084
-
Super Categoria:
Etnologia
-
Categoria: Transportes
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 20
-
-
Técnica: Cestaria - entrecruzado: esta técnica obtém-se pelo cruzamento de duas séries de elementos, a trama e a urdidura, que vão passando perpendicularmente por cima e por baixo uns dos outros.
-
Dimensões (cm): Comp. 66 x Alt. 23,5 x Larg. 36
-
Descrição: Cesto cargueiro de base rectangular e corpo constituído por três lados convexos, feito pela técnica do entrecruzado de diagonal aparente, em tiras de aruma.
A peça apresenta um bordo rígido formado por segmentos cilíndricos de madeira dispostos paralelamente, unidos entre si e à peça, pelos diversos pontos de arremate da técnica intercalados por um envolvimento de tiras de aruma.
A base é contornada, excepto no lado que se encontra aberto, quer no interior e o exterior do cesto, com dois pares de segmentos cilíndricos de madeira dispostos simetricamente, que são atravessados, perpendicularmente, por um outro segmento de madeira. Estes são unidos entre si e à peça com tiras de aruma e fios vegetais. Os segmentos prolongam-se para além do cesto, podendo alguns deles, em contexto de uso, servir como apoios ou pernas.
A peça é ornamentada, nos lados, com um motivo composto por losangos concêntricos, linhas oblíquas entrecruzadas, linhas angulares e rectângulos concêntricos dispostos na diagonal. O motivo é definido pela própria técnica de execução da peça e é acentuado pelo tingimento - preto - das tiras que o compõem.
A peça é provida de uma alça de embira ao bordo e que se prolonga para além deste.
A peça em contexto de uso é colocada nas costas do indivíduo que a segura através da alça que é disposta na sua testa.
-
-
Origem/Historial: Nota informativa sobre a Colecção "Comissão dos Descobrimentos ":
A colecção Comissão dos Descobrimentos foi oferecida ao Museu Nacional de Etnologia pela extinta Comissão Nacional para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses, a 31 de Agosto de 2003.
A colecção, constituída por 125 peças, abrange todas as classes de artefactos. A colecção foi adquirida em lojas Artíndia.
-
Incorporação: Anterior proprietário: Artíndia
-
Bibliografia
- RIBEIRO, Berta G., Dicionário do Artesanato Indígena. São Paulo: Itatiaia Limitada, USP, 1988
- RIBEIRO, Darcy, "Arte índia" in Suma Etnológica Brasileira - Tecnologia Indígena, vol. 3. Petrópolis: FINEP/Vozes, 1986