Borduna
-
Museu: Museu Nacional de Etnologia
-
Nº de Inventário: BD.113
-
Super Categoria:
Etnologia
-
Categoria: Armas
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: Século 20
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 103,5
-
Descrição: Borduna de tipo côncavo-convexa espatulada constituída por dois elementos talhados numa só peça em madeira preta: o cabo, com cinto de separação, e a espátula.
O cabo de formato paralelepipédico de arestas arredondadas, apresenta na extremidade superior uma secção trapezoidal. O cinto de separação, situado entre o cabo e a espátula, é constituído por uma secção trapezoidal. A espátula de forma paralelepipédica de arestas arredondadas, apresenta corte transversal côncavo na face interna e convexo na externa.
O cabo é envolvido com fios de algodão branco, junto ao cinto de separação, em metade do seu comprimento. Esse envolvimento é delimitado, nas extremidades, com resina preta e é decorado com quatro pares de linhas longitudinais pintadas com o mesmo tipo de resina. O cabo é, ainda, envolvido com um cordão entrançado de fios de algodão branco, pendendo uma das pontas.
Espátula altura (cm): 52
-
-
Origem/Historial: A classificação, em relação ao tipo, referida na descrição da peça foi retirada do Dicionário do Artesanato Indígena de Berta Ribeiro (pp. 218/220/241/242).
Nota informativa sobre a Colecção "Comissão dos Descobrimentos ":
A colecção Comissão dos Descobrimentos foi oferecida ao Museu Nacional de Etnologia pela extinta Comissão Nacional para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses, a 31 de Agosto de 2003.
A colecção, constituída por 125 peças, abrange todas as classes de artefactos. A colecção foi adquirida em lojas Artíndia.
-
-
Bibliografia
- RIBEIRO, Berta G., Dicionário do Artesanato Indígena. São Paulo: Itatiaia Limitada, USP, 1988
- RIBEIRO, Darcy, "Arte índia" in Suma Etnológica Brasileira - Tecnologia Indígena, vol. 3. Petrópolis: FINEP/Vozes, 1986