Cama
-
Museu: Museu Nacional de Etnologia
-
Nº de Inventário: BD.075
-
Super Categoria:
Etnologia
-
Categoria: Equipamento de uso doméstico
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 20
-
-
-
Dimensões (cm): Comp. 175 x Alt. 60,5 x Larg. 91
-
Descrição: Cama, de leito rectangular, em madeira.
A cama é constituída por quatro pés de formato cilíndrico, em dois terços do seu comprimento, e paralelipipédico, no restante terço. Cada pé exibe, na parte cilindriforme, anéis entalhos e em relevo. A área paralelipipédica apresenta dois orifícios quadrangulares perpendiculares. O topo termina com um segmento discóide que é provido de um orifício ao centro.
A cama é, ainda, composta por dois pares de segmentos cilindriformes de extremidades rectangulares, de diferentes dimensões. Estes segmentos encaixam nos orifícios quadrangulares existentes em cada pé, montando dessa forma a estrutura da cama.
O leito é elaborado com cordões vegetais entrecruzados, que formam quadrados concêntricos. Três dos lados do leito são atravessados pelos segmentos laterais e pelo segmento da cabeceira. O último lado é unido ao restante segmento com cordas vegetais.
Leito comprimento (cm): 113
Leito largura (cm): 88
-
-
Origem/Historial: Nota informativa sobre a Colecção "Comissão dos Descobrimentos ":
A colecção Comissão dos Descobrimentos foi oferecida ao Museu Nacional de Etnologia pela extinta Comissão Nacional para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses, a 31 de Agosto de 2003.
A colecção, constituída por 125 peças, abrange todas as classes de artefactos. A colecção foi adquirida em lojas Artíndia.
-
Incorporação: Anterior proprietário: Artíndia
-