Grinalda com cobre-nuca
-
Museu: Museu Nacional de Etnologia
-
Nº de Inventário: BD.135
-
Super Categoria:
Etnologia
-
Categoria: Corpo
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: Século 20
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 63
-
Descrição: Grinalda com cobre-nuca constituída por uma faixa rectangular tecida em fios de algodão de cor branca e roxa, de pontas unidas e com os fios da urdidura pendentes em franja.
A faixa é decorada com uma secção central de tufos de penas amarelas, ladeada por três linhas de tufos de penas pretas intercaladas com duas linhas de tufos de penas vermelhas. Os tufos são fixados e unidos à faixa com fios revestidos de cera preta. A faixa exibe, próximo das extremidades, de cada lado, várias madeixas de cabelo preto liso demarcadas por fios de algodão revestidos de cera preta. As madeixas são suspensas na peça através de cordões de vegetais que as atravessam.
Próximo do ponto de união das extremidades da faixa são fixados, transversalmente, dois cordões de algodão. Um deles apresenta vários tufos de penas pretas, fixados com fios revestidos de cera preta. O outro cordão exibe várias fileiras de tufos de penas suspensos em fios de algodão, que se prolongam para além daquelas. As fileiras, dispostas nas extremidades da peça, são compostas por penas pretas, terminando em penas azuis. As fileiras dispostas ao centro são constituídas por penas amarelas, ladeadas por penas pretas, terminando em penas azuis.
Na extremidade inferior da peça é suspenso e fixado o cobre-nuca. Este é formado por várias penas caudais fixadas com fios revestidos de cera preta a um cordão vegetal unido à peça. As penas são unidas entre si, a um terço do seu comprimento, com um cordão vegetal. As penas centrais são de cor vermelha, duas delas com nuances azuis. As restantes são de tom azul, na frente, e amarelo, no reverso. As penas caudais apresentam nos topos penas de tons vermelhos e amarelos, de menores dimensões, fixadas com fios revestidos de cera preta.
A peça é provida de uma alça vegetal fixada na faixa rectangular, que serve para prendê-la ao indivíduo que a usa.
Faixa largura (cm): 8
Cobre-nuca comprimento (cm): 50,7
-
-
Origem/Historial: Nota informativa sobre a Colecção "Comissão dos Descobrimentos ":
A colecção Comissão dos Descobrimentos foi oferecida ao Museu Nacional de Etnologia pela extinta Comissão Nacional para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses, a 31 de Agosto de 2003.
A colecção, constituída por 125 peças, abrange todas as classes de artefactos. A colecção foi adquirida em lojas Artíndia.
-
-
Bibliografia
- RIBEIRO, Berta - "Bases para uma classificação dos adornos plumários dos índios do Brasil" in Suma Etnológica Brasileira - Tecnologia Indígena, vol. 3. Petrópolis: FINEP/Vozes, 1986
- RIBEIRO, Berta G., Dicionário do Artesanato Indígena. São Paulo: Itatiaia Limitada, USP, 1988
- RIBEIRO, Darcy, "Arte índia" in Suma Etnológica Brasileira - Tecnologia Indígena, vol. 3. Petrópolis: FINEP/Vozes, 1986