Coifa
-
Museu: Museu Nacional de Etnologia
-
Nº de Inventário: BD.139
-
Super Categoria:
Etnologia
-
Categoria: Corpo
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: Século 20
-
-
Técnica: Enlace simples - técnica de entrelaçar sem enodação. Sobre um fio-bastidor são formadas laçadas trespassadas em carreiras sucessivas.
-
Dimensões (cm): Alt. 17,7 x Diâm. 22,5
-
Descrição: Coifa de forma semi-esférica constituída por uma rede de malhas espaçadas em cordões vegetais, feita pela técnica de enlace.
A peça apresenta-se decorada e coberta com várias penas de cor preta. As penas são suspensas na rede com fios de algodão branco, formando fileiras circulares que se vão sobrepondo desde a base até ao topo.
O topo da peça é ornamentado com um tufo de penas de cor preta, fixado com fios de algodão branco. O tufo exibe, ao centro, uma pena vermelha de maior dimensão.
A rede é flexível de maneira a encaixar na cabeça do indivíduo que a usa. Quando a coifa é disposta sobre a cabeça, as penas e o tufo que a decoram mantêm-se suspensos, figurando uma cabeleira arrepiada.
-
-
Origem/Historial: Nota informativa sobre a Colecção "Comissão dos Descobrimentos ":
A colecção Comissão dos Descobrimentos foi oferecida ao Museu Nacional de Etnologia pela extinta Comissão Nacional para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses, a 31 de Agosto de 2003.
A colecção, constituída por 125 peças, abrange todas as classes de artefactos. A colecção foi adquirida em lojas Artíndia.
-
-
Bibliografia
- RIBEIRO, Berta - "Bases para uma classificação dos adornos plumários dos índios do Brasil" in Suma Etnológica Brasileira - Tecnologia Indígena, vol. 3. Petrópolis: FINEP/Vozes, 1986
- RIBEIRO, Berta G., Dicionário do Artesanato Indígena. São Paulo: Itatiaia Limitada, USP, 1988
- RIBEIRO, Darcy, "Arte índia" in Suma Etnológica Brasileira - Tecnologia Indígena, vol. 3. Petrópolis: FINEP/Vozes, 1986