Coroa radial
-
Museu: Museu Nacional de Etnologia
-
Nº de Inventário: BD.125
-
Super Categoria:
Etnologia
-
Categoria: Corpo
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: Século 20
-
-
Técnica: Cestaria - entrecruzado: esta técnica obtém-se pelo cruzamento de duas séries de elementos, a trama e a urdidura, que vão passando perpendicularmente por cima e por baixo uns dos outros.
-
Dimensões (cm): Comp. 80 x Larg. 69
-
Descrição: Coroa radial constituída por duas fileiras de penas sobrepostas, que se apresentam delimitadas por um suporte ovóide composto por dois conjuntos de talas e tiras vegetais.
O conjunto da frente é composto por várias talas vegetais envolvidas e unidas, entre si, com tiras vegetais. O conjunto oposto é formado por tiras vegetais unidas através da técnica do entrecruzado. Os conjuntos são unidos, entre si, com fios de algodão branco.
É no espaço existente entre os dois conjuntos que são colocadas as duas fileiras de penas. Estas são dispostas em sentido radial, de forma acompanhar o contorno do suporte, mas não o completando.
A fileira da frente apresenta penas coloridas, de pequenas dimensões. A segunda fileira exibe penas de tons castanhos e pretos, algumas com pontas brancas, intercaladas ao centro com uma pena vermelha de grandes dimensões.
As penas da segunda fileira são decoradas com linhas longitudinais de pequenas penas de cores verdes, vermelhas e azuis, que se encontram coladas. Esta fileira é, ainda, contornada, em toda a sua extensão, com pequenas penas brancas, que se apresentam coladas, unindo desta forma as penas que compõe a fileira. A peça é, igualmente, contornada no reverso, em toda a sua extensão, com pequenas penas castanhas, que se apresentam coladas.
O suporte da peça exibe três tufos de penas coloridas, de diferentes dimensões, suspensos com fios de algodão.
Suporte comprimento (cm): 27,2
Suporte largura (cm): 22,2
Tufos comprimento (cm): 13,5
-
-
Origem/Historial: Nota informativa sobre a Colecção "Comissão dos Descobrimentos ":
A colecção Comissão dos Descobrimentos foi oferecida ao Museu Nacional de Etnologia pela extinta Comissão Nacional para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses, a 31 de Agosto de 2003.
A colecção, constituída por 125 peças, abrange todas as classes de artefactos. A colecção foi adquirida em lojas Artíndia.
-
-
Bibliografia
- RIBEIRO, Berta - "Bases para uma classificação dos adornos plumários dos índios do Brasil" in Suma Etnológica Brasileira - Tecnologia Indígena, vol. 3. Petrópolis: FINEP/Vozes, 1986
- RIBEIRO, Berta G., Dicionário do Artesanato Indígena. São Paulo: Itatiaia Limitada, USP, 1988
- RIBEIRO, Darcy, "Arte índia" in Suma Etnológica Brasileira - Tecnologia Indígena, vol. 3. Petrópolis: FINEP/Vozes, 1986