Máscara de Tamanduá Pat
-
Museu: Museu Nacional de Etnologia
-
Nº de Inventário: BD.162
-
Super Categoria:
Etnologia
-
Categoria: Ritual
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 20
-
-
Técnica: Torcido: esta técnica obtém-se pela torção de fios entre os elementos que constituem a urdidura.
Entrecruzado: esta técnica obtém-se pelo cruzamento de duas séries de elementos, a trama e a urdidura, que vão passando perpendicularmente por cima e por baixo uns dos outros.
-
Dimensões (cm): Alt. 138 x Diâm. 55
-
Descrição: Máscara de Tamanduá Pat constituída por uma estrutura cónica, em tiras de palmeira e fios de algodão, feita pela técnica do torcido.
A estrutura é rematada, na extremidade inferior, pelas tiras que a compõem. Esta extremidade é, ainda, rodeada por um conjunto de franjas de líber de tom castanho-escuro, que se encontra suspenso e que figura uma saia.
A extremidade superior da estrutura, reforçada no interior com segmentos de madeira, é envolvida com fios de algodão branco, representando a trompa da máscara, que exibe uma curvatura com inclinação para a frente.
A meia altura da peça são visíveis duas secções ovóides, dispostas paralelamente, em tiras vegetais feitas pela técnica do entrecruzado em diagonal aparente, que figuram os braços. Cada secção é rematada e cosida à peça com fios de algodão branco.
A máscara exibe uma tira de líber rectangular de tom castanho-escuro fixada a dois terços da sua altura, cujas pontas pendem até à extremidade inferior onde são fixadas em dois pontos.
A peça apresenta no interior, a dois terços da sua altura, um aro de madeira, fixado através da técnica que compõe a máscara.
O topo da peça é ornamentado com um conjunto de franjas de líber de tom castanho-escuro, que se encontra suspenso através de fios de algodão branco, e com um pendente. O pendente é constituído por duas linhas de algodão que atravessam, cada uma delas, várias missangas de cor azul, uma conta branca e meia casca de semente, terminando com uma pena vermelha. As duas linhas são unidas, no topo, com uma conta laranja.
A peça, em contexto de uso, cobre o indivíduo que a veste.
Estrutura altura (cm): 99
-
-
Origem/Historial: Nota informativa sobre a Colecção "Comissão dos Descobrimentos ":
A colecção Comissão dos Descobrimentos foi oferecida ao Museu Nacional de Etnologia pela extinta Comissão Nacional para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses, a 31 de Agosto de 2003.
A colecção, constituída por 125 peças, abrange todas as classes de artefactos. A colecção foi adquirida em lojas Artíndia.
-
Incorporação: Anterior proprietário: Artíndia
-
Bibliografia
- RIBEIRO, Berta G., Dicionário do Artesanato Indígena. São Paulo: Itatiaia Limitada, USP, 1988
- RIBEIRO, Darcy, "Arte índia" in Suma Etnológica Brasileira - Tecnologia Indígena, vol. 3. Petrópolis: FINEP/Vozes, 1986