Arco musical
-
Museu: Museu Nacional de Etnologia
-
Nº de Inventário: AN.682
-
Super Categoria:
Etnologia
-
Categoria: Instrumentos musicais
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 20
-
-
Técnica: Cestaria - encanastrado: esta técnica obtém-se pelo encaminhamento de um ou dois fios por cima e por baixo de uma série de elementos rígidos, os quais permanecem sempre inactivos.
-
Dimensões (cm): Comp. 130
-
Descrição: Arco musical constituído por um segmento cilindriforme em madeira disposto em arco, no qual é colocado um tensor em arame.
O segmento exibe numa das extremidades um destaque cilíndrico. O tensor é fixo nas extremidades do segmento, sendo num dos pontos de união reforçado por um cordão de fios de algodão branco.
O segmento apresenta numa das extremidades uma maraca suspensa por um cordão de fios vegetais.
A maraca é composta por uma base circular em casca de cabaça, na qual é fixada uma estrutura tronco-cónica em tiras de cana, feita pela técnica do encanastrado. As tiras que consistem nos elementos fixos da técnica são unidas à base através de orifícios, feitos para esse fim. A estrutura é rematada, na extremidade superior, em arco, formando uma alça.
A maraca apresenta no interior segmentos esféricos que constituem os elementos sonoros, na medida em que ao entrechocarem e ao baterem nas paredes internas do seu invólucro, produzem um som.
A peça é provida, ainda, de uma vareta cilíndrica em madeira usada como percutor de corda, e de uma caixa de ressonância constituída por uma cabaça esférica, aberta no topo superior e com dois orifícios na base atravessados por um cordão de fios de algodão brancos. A vareta e a cabaça que não se encontram unidos ao segmento.
O segmento, pintado de tom castanho-escuro, é ornamentado com faixas circulares paralelas de tons branco, verde, vermelho e preto, por vezes preenchidas por pintas verdes e vermelhas.
A maraca exibe três linhas circulares pintadas de castanho alternadas por duas linhas pintadas de verde.
A cabaça, pintada de tom castanho-escuro, é decorada com faixas longitudinais pintadas de branco e preto intercaladas por faixas de tons verde, branco e vermelho, onde figuram pintas e traços de tom preto.
Em contexto de uso a cabaça é encostada à barriga do tocador. A regulação do comprimento vibrátil da corda (portanto das notas) é dada pelo encosto de um moeda.
Maraca altura (cm): 14,5
Cabaça diâmetro (cm): 17,2
Cabaça altura (cm): 13,7
Vareta comprimento (cm): 35,9
-
-
Origem/Historial: Nota informativa sobre a constituição da Colecção Victor Bandeira:
Em 1964/65 Victor Bandeira e Françoise Carel Bandeira, incentivados por Jorge Dias e Ernesto Veiga de Oliveira, e com o apoio do Centro de Estudos de Antropologia Cultural de Junta de Investigações do Ultramar e das autoridades brasileiras, empreenderam uma expedição à selva amazónica, com o objectivo de conhecer, por experiência e participação efectiva, as formas de comportamento, a cultura material e imaterial, os rituais, os ritos e as artes, dos grupos indígenas que habitavam nessa região.
Durante a sua estada no terreno, o casal Bandeira, percorreu várias regiões do Brasil, Equador, Peru e Colômbia, e contactou com diferentes grupos de índios.
Dessa investigação resultou uma extensa colecção de artefactos que documenta e exprime de um modo perfeito e completo todos os aspectos da vida e das concepções, dos ritos e da criação plástica dos vários grupos com quem estabeleceram relações, inúmeros registo visuais e sonoros, e um vasto conhecimento teórico sobre a vida, a cultura e arte dos ameríndios do Brasil.
Esta colecção foi apresentada ao público em Outubro de 1966 nos Salões da Sociedade de Belas Artes de Lisboa, sob o patrocínio da Fundação Calouste Gulbenkian e da Embaixada do Brasil.
Em 1969 a colecção é adquirida pelo então Ministério do Ultramar, com a participação financeira da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação da Casa de Bragança e de alguns particulares devotados, a fim de ser entregue e incorporada no património do Museu Nacional de Etnologia.
A colecção, constituída por cerca de 745 peças, abrange todas as classes de artefactos.
-
Incorporação: Anterior proprietário: Desconhecido
-