Figura antropomórfica
-
Museu: Museu Nacional de Etnologia
-
Nº de Inventário: AN.856
-
Super Categoria:
Etnologia
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido
-
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 15,5 x Larg. 8,5
-
Descrição: Figura antropomórfica erecta em barro vermelho, representando um homem.
A figura é constituída por dois membros inferiores de secção oval cujos dedos dos pés são definidos por traços entalhados, duas nádegas semicirculares, tronco rectangular e dois membros superiores dispostos em ângulo recto. As mãos representadas por traços entalhados assentam sobre a barriga. A zona do pescoço exibe, na parte da frente, uma saliência semicircular.
A cabeça...
Ver mais é composta por dois olhos elipsoidais contornados por uma linha em relevo, encimados por duas linhas curvas que representam as sobrancelhas. O nariz é de formato triangular e a boca é definida por um rasgo transversal. As orelhas são semicirculares.
A cabeça apresenta uma coifa rectangular que se prolonga até meio das costas.
Cada membro superior é decorado com uma barra longitudinal preenchida por linhas entalhadas.
A peça apresenta na parte detrás uma etiqueta rectangular de papel branco colada, que exibe o número 13. a vermelho.
Fechar
-
-
Origem/Historial: Nota informativa sobre a constituição da Colecção Victor Bandeira:
Em 1964/65 Victor Bandeira e Françoise Carel Bandeira, incentivados por Jorge Dias e Ernesto Veiga de Oliveira, e com o apoio do Centro de Estudos de Antropologia Cultural de Junta de Investigações do Ultramar e das autoridades brasileiras, empreenderam uma expedição à selva amazónica, com o objectivo de conhecer, por experiência e participação efectiva, as formas ...
Ver maisde comportamento, a cultura material e imaterial, os rituais, os ritos e as artes, dos grupos indígenas que habitavam nessa região.
Durante a sua estada no terreno, o casal Bandeira, percorreu várias regiões do Brasil, Equador, Peru e Colômbia, e contactou com diferentes grupos de índios.
Dessa investigação resultou uma extensa colecção de artefactos que documenta e exprime de um modo perfeito e completo todos os aspectos da vida e das concepções, dos ritos e da criação plástica dos vários grupos com quem estabeleceram relações, inúmeros registo visuais e sonoros, e um vasto conhecimento teórico sobre a vida, a cultura e arte dos ameríndios do Brasil.
Esta colecção foi apresentada ao público em Outubro de 1966 nos Salões da Sociedade de Belas Artes de Lisboa, sob o patrocínio da Fundação Calouste Gulbenkian e da Embaixada do Brasil.
Em 1969 a colecção é adquirida pelo então Ministério do Ultramar, com a participação financeira da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação da Casa de Bragança e de alguns particulares devotados, a fim de ser entregue e incorporada no património do Museu Nacional de Etnologia.
A colecção, constituída por cerca de 745 peças, abrange todas as classes de artefactos.
Fechar
-
-
Bibliografia
- KROEBER, A. L. - "Arte indígena da América do Sul" in Suma Etnológica Brasileira, 3º vol. Petrópolis: Vozes/FINEP, 1986
- WILLEY, Gordon R. - "Cerâmica" in Suma Etnológica Brasileira, 2º vol. Petrópolis: Vozes/FINEP, 1986