Lucerna

  • Museu: Museu Nacional de Etnologia
  • Nº de Inventário: AN.847
  • Super Categoria: Etnologia
  • Categoria: Ritual
  • Autor: Autor desconhecido (-)
  • Dimensões (cm): Comp. 8 x Alt. 5,4
  • Descrição: Lucerna em pedra de cor verde escura com manchas, representando uma alpaca. A peça é constituída por uma base e corpo quadrangulares, e uma cauda cónica. No pescoço destacam-se três saliências rectangulares sobrepostas e de dimensões decrescentes. A cabeça do animal é composta por duas orelhas semicirculares, uma secção rectangular que representa a zona dos olhos, e um focinho quadrangular que exibe uma linha recta entalhada que figura a boca. O dorso do animal apresenta um orifício cilíndrico no qual seria colocado um pavio de lã de alpaca e sebo, para acender. Na base é visível uma etiqueta rectangular de papel branco colada, que exibe o número 19 a vermelho.
  • Origem/Historial: Segundo informações contidas na ficha manual esta peça da cultura Inca seria utilizada em certos rituais agrícolas. E ainda hoje os índios no momento das tosquias das alpacas, desenterram os K'onopa que haviam sido enterrados no ano anterior sob a soleira da porta da casa (para protecção desta). Coloca-se o pavio de lã e sebo na covinha do dorso e acende-se. No final da festa enterram-se de novo os K'onopa. O objectivo da festa é promover a fertilidade das alpacas e das searas. Nota informativa sobre a constituição da Colecção Victor Bandeira: Em 1964/65 Victor Bandeira e Françoise Carel Bandeira, incentivados por Jorge Dias e Ernesto Veiga de Oliveira, e com o apoio do Centro de Estudos de Antropologia Cultural de Junta de Investigações do Ultramar e das autoridades brasileiras, empreenderam uma expedição à selva amazónica, com o objectivo de conhecer, por experiência e participação efectiva, as formas de comportamento, a cultura material e imaterial, os rituais, os ritos e as artes, dos grupos indígenas que habitavam nessa região. Durante a sua estada no terreno, o casal Bandeira, percorreu várias regiões do Brasil, Equador, Peru e Colômbia, e contactou com diferentes grupos de índios. Dessa investigação resultou uma extensa colecção de artefactos que documenta e exprime de um modo perfeito e completo todos os aspectos da vida e das concepções, dos ritos e da criação plástica dos vários grupos com quem estabeleceram relações, inúmeros registo visuais e sonoros, e um vasto conhecimento teórico sobre a vida, a cultura e arte dos ameríndios do Brasil. Esta colecção foi apresentada ao público em Outubro de 1966 nos Salões da Sociedade de Belas Artes de Lisboa, sob o patrocínio da Fundação Calouste Gulbenkian e da Embaixada do Brasil. Em 1969 a colecção é adquirida pelo então Ministério do Ultramar, com a participação financeira da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação da Casa de Bragança e de alguns particulares devotados, a fim de ser entregue e incorporada no património do Museu Nacional de Etnologia. A colecção, constituída por cerca de 745 peças, abrange todas as classes de artefactos.
  • Incorporação: Anterior proprietário: Desconhecido

Bibliografia

  • KROEBER, A. L. - "Arte indígena da América do Sul" in Suma Etnológica Brasileira, 3º vol. Petrópolis: Vozes/FINEP, 1986
  • WILLEY, Gordon R. - "Cerâmica" in Suma Etnológica Brasileira, 2º vol. Petrópolis: Vozes/FINEP, 1986

Multimédia

  • 6161.jpg

    Imagem