Jarra
-
Museu: Museu Nacional de Etnologia
-
Nº de Inventário: AK.327
-
Super Categoria:
Etnologia
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido
-
-
-
-
Dimensões (cm): Comp. 18,6 x Alt. 15
-
Descrição: Jarra em barro preto representando um pato.
A peça é constituída por uma base ovóide semi-plana.
O corpo é em forma de gota, correspondendo a parte em vértice à zona da cauda e a oposta à zona da cabeça. As penas caudais são representadas por linhas oblíquas entalhadas.
No corpo da peça, de ambos os lados, são visíveis dois destaques dispostos em ângulo recto, representando as patas. Estas são encimadas por outros dois destaques angulares pr...
Ver maiseenchidos por traços oblíquos paralelos entalhados, que figuram as asas.
O dorso prolonga-se, no topo, num colo cilindriforme, de onde provém a meia altura uma asa semicircular que assenta junto da cauda.
A cabeça da ave, de forma oval, exibe dois círculos concêntricos em relevo que representam os olhos, encimados por uma linha de pontos em relevo, e um bico semi-ovóide contornado por uma linha incisa. O topo da cabeça apresenta duas faixas de traços entalhados, que figuram penas.
Na base é visível uma etiqueta rectangular de papel branco e contorno vermelho colada. Esta exibe um carimbo com a seguinte inscrição: COMISSÃO … 06412 … DOS …
Fechar
-
-
Origem/Historial: Informações contidas na ficha manual:
Segundo Mme. Etta Becher Donner a peça é de estilo chimú, mas não é antiga, É feita com qualquer forma antiga do fim do Período Colonial e escurecida depois.
Segundo Victor Bandeira é de estilo mochica.
-
-
Bibliografia
- KROEBER, A. L. - "Arte indígena da América do Sul" in Suma Etnológica Brasileira, 3º vol. Petrópolis: Vozes/FINEP, 1986
- WILLEY, Gordon R. - "Cerâmica" in Suma Etnológica Brasileira, 2º vol. Petrópolis: Vozes/FINEP, 1986