Boneca
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Museu: Museu Nacional de Etnologia
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Nº de Inventário: AG.850
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Super Categoria:
Etnologia
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Categoria: Actividades lúdicas
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Autor:
Autor desconhecido (-)
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Datação: Século 20
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Dimensões (cm): Alt. 15,8
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Descrição: Boneca constituída por uma semente de duplo bojo, de formato esferóide.
O bojo inferior, de maior dimensão, apresenta-se envolvido por um pano, que por sua vez se encontra encoberto por uma saia, elementos amarrados no estrangulamento dos bojos.
O pano que envolve o bojo inferior é feito de um tecido listado, alternando entre as cores azul, creme e preta, bastante envelhecidas, e amarrado por um fio de tecido verde, encoberto pela dobra do pano. Esta última acaba numa barra de um tecido branco estampado com motivos florais a verde e azul, e geométricos a rosa e preto.
A saia é feita de um pano branco com motivos geométricos e florais com cores azul escura e clara, verde, amarela e vermelha. É amarrada por um fio branco, que se encontra encoberto no cós franzido.
O bojo superior representa a cabeça.
A semente apresenta a cor castanha escura e textura brilhante.
Diâmetro do bojo superior: 5,3 cm
Altura da saia: 10,5 cm
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Origem/Historial: A colecção de bonecas kwanyama consiste em 18 bonecas de tipologia semente, e duas bonecas com uma tipologia mais antropomorfa. Todas elas foram colectadas por António Carreira, em contexto de Missões de Prospecção de Material Etnográfico dirigidas pelo Museu de Etnologia do Ultramar, efectuadas entre 1965 e 1969. Estas bonecas inserem-se numa colecção mais vasta, de 83 objectos, todos eles referentes ao Sudoeste angolano (bonecas carolo de milho, bonecas "mwila" e bonecas mwila de barro).
Nas fichas de inventário todas as bonecas kwanyama colectadas por António Carreira referem amuleto de fertilidade como função.
Em 1966, Carreira anexa a seguinte informação:
"Bonecas feitas com frutos silvestres granulares, usados pelas raparigas solteiras como amuletos de fecundidade. Estas bonecas também estão em franco desaparecimento. As raparigas novas depois de emigrarem já não acreditam na eficácia deste amuleto." (Etiqueta da peça AG.853)
"Estas bonecas são usadas por raparigas solteiras, e por casadas até ao nascimento do primeiro filho. O fruto empregado chama-se Dunga, da árvore Mulunga. " (Ficha de inventário da peça AG.853)
A ficha de inventário remete para a boneca AG.853.
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Bibliografia
- BAUMANN, Hermann; Westermann, D. - Les Peuples et les Civilizations de L'Afrique. Paris: Payot, 1948
- CAMERON, Elisabeth - "Corpos futuros: as bonecas do Sudoeste Angolano" in: Na Presença dos Espíritos: Arte Africana do Museu Nacional de Etnologia. Nova Iorque: Museum for African Art, 2000
- CAMERON, Elisabeth - Isn't s/he a Doll? Play and Ritual in African Sculpture: UCLA Fowler of Cultural History, 1996
- CARREIRA, António - Missão de Prospecção de Material Etnográfico: Relatório de Campanha em Moçambique e Angola. Lisboa: Ministério do Ultramar, Junta de Investigações do Ultramar, 1967
- DELACHAUX, Theodore; Thiebaud, Ch-E - Pays et Peuples d'Angola: etudes, souvenirs et photos de la deuxième mission scientifique Suisse en Angola. Neuchatel: Editions Victor Attinger, 1934
- ESTERMANN, Carlos - Etnografia do Sudoeste de Angola, vol 1: Os Povos Não-Bantos e o Grupo Étnico dos Ambós. Lisboa: Junta de Investigações do Ultramar, 1960 [1954]
- GABUS, Jean - Guide du Musée d'Ethnographie de Neuchâtel. Neuchâtel: Musée d'Ethnographie, 1970
- OLIVEIRA, Ernesto Veiga de (*) - Apontamentos sobre Museologia: Museus Etnológicos. Lisboa: Junta de Investigações do Ultramar, 1971
- SANTOS, Ana de Sousa - Catálogo da Exposição de Miniaturas Angolanas. Luanda: Instituto de Investigação Cientifica de Angola, 1963