Boneca
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Museu: Museu Nacional de Etnologia
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Nº de Inventário: AG.711
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Super Categoria:
Etnologia
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Categoria: Actividades lúdicas
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Autor:
Autor desconhecido (-)
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Datação: Século 20
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Dimensões (cm): Alt. 9,5 x Larg. 3,9
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Descrição: Boneca de formato cilindriforme, constituída por um carolo de milho. A peça é guarnecida na extremidade inferior com dois destaques cónicos de barro cinzento, que fazem de nádegas, encobertos por panos. A meio do carolo, duas saliências de barro cinzento representam os seios, e, acima deles, várias voltas de fibras vegetais representam adornos. A extremidade superior da peça encontra-se parcialmente revestida de cera preta adornada com semente...
Ver maiss vermelhas e missangas, figurando o penteado.
O pano que encobre as nádegas é feito de um tecido azul com figuras geométricas ovais em castanho, e apresenta-se amarrado por várias voltas de fio castanho. No topo das voltas apresenta uma tira de um tecido creme estampado com motivos vários a cores vermelha, preta e azul, amarrado à frente. Prendendo transversalmente as voltas de cordel e a tira de pano, encontra-se um cordel torcido com três missangas enfiadas, uma de cor amarela e duas vermelhas, atado na frente da boneca. Também na frente, a boneca exibe um outro pano, semelhante ao pano colocado posteriormente, dobrado sobre as mesmas voltas de cordel, encobrindo-as, em jeito de tapa-sexo frontal. A vestimenta da boneca representa o traje tradicional do grupo a que pertence.
Mais acima, as duas saliências de barro cinzento, que representam os seios, encontram-se adornadas por um fio torcido que os cruza, preso atrás das costas por um nó. Na parte frontal, encontra-se junto a este fio um outro, também de fibras vegetais, exibindo vários fios também torcidos, pendendo todos por entre os seios, figurando um adorno de peito. Um pouco acima, várias voltas de fibras vegetais adornadas por pedaços pontuais de cera preta, figuram um colar tradicional do grupo a que pertence.
A extremidade superior da boneca é encimada por um revestimento em cera preta, definindo a cabeça da mesma. Este revestimento, começando na testa e estendendo-se até meio das costas, é adornado pontualmente por sementes vermelhas. Apresenta também em ambos os lados enrolamentos em espiral, sendo um deles adornado com uma missanga verde, formando um penteado tradicional do grupo a que pertence. Fechar
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Origem/Historial: A colecção de bonecas com uma tipologia de carolo de milho consiste em 19 objectos, tendo sido adquiridos por diferentes colectores em diferentes contextos. Estas bonecas inserem-se numa colecção mais vasta, de 83 objectos, todos eles referentes ao Sudoeste angolano (bonecas kwanyama, bonecas "mwila" e bonecas mwila de barro).
António Carreira adquiriu dez bonecas, colectadas em contexto de Missões de Prospecção de Material Etnog...
Ver maisráfico, dirigidas pelo Museu de Etnologia do Ultramar, efectuadas entre 1965 e 1969.
Todas as bonecas carolo de milho colectadas por António Carreira referem amuleto de fertilidade como função. Fechar
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Bibliografia
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- BAUMANN, Hermann; Beatrx Heintze - Die Ethnographische Sammlung aus Südwest-Angola im Museum von Dundo, Angola (1954). Katalog/A Colecção Etnográfica do Sudoeste de Angola no Museu do Dundo, Angola (1954). Catálogo. Koln: Rudiger Koppe Verlag, 2002
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- JORDÁN, Manuel - "Hair Matters in South Africa" in Hair in African Art and Culture. New York: Museum for African Art, 2000
- LANG, A.; Tastevin, C. - La Tribu dês Va-Nyaneka, Mission Rohan-Chabot, Tome V, Ethnographie. Corbéil: Imprimérie Crété1937
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- SANTOS, Ana de Sousa - Catálogo da Exposição de Miniaturas Angolanas. Luanda: Instituto de Investigação Cientifica de Angola, 1963