Boneca

  • Museu: Museu Nacional de Etnologia
  • Nº de Inventário: AZ.611
  • Super Categoria: Etnologia
  • Categoria: Actividades lúdicas
  • Autor: Autor desconhecido (-)
  • Datação: Século 20
  • Dimensões (cm): Alt. 24,5 x Larg. 9,1
  • Descrição: Boneca de formato cilindriforme constituída por uma maçaroca de milho, revestida em quase toda a sua totalidade por uma malha de fibras vegetais, e com a extremidade inferior assente numa base em forma de campânula, encoberta por panos. Ao longo do corpo apresenta adornos diversos em fibras vegetais, pele (couro?), cápsulas de bala de pistola e missangas de várias cores. Na extremidade superior apresenta missangas de várias cores, correntes e alfinetes metálicos e cauris, figurando um penteado. A base, constituída por voltas de feixes de capim é feita pela técnica de espiral cosida. Encontra-se aplicada ao toro por meio de um revestimento de malha de fibras vegetais torcidas dispostas paralela e transversalmente, formando tranças diagonais. Dois panos encobrem a base. O da frente é feito de um tecido com um padrão axadrezado com as cores azul, laranja, amarela, verde e branca. Apresenta-se franzido e embainhado à máquina por linha creme. O de trás é feito de um tecido com um padrão geométrico, com as cores creme, vermelha e azul, formando quadrados, e apresenta-se dobrado. Ambos os panos são presos ao corpo por meio de várias voltas de uma fiada de missangas brancas, amarradas juntas à frente. A vestimenta da boneca representa o traje tradicional do grupo a que pertence. Mais acima a boneca apresenta um conjunto de fios de fibras vegetais entrançadas, cruzando o peito e as costas. Nas laterais, estes fios apresentam enrolamentos de fibras adornados com missangas de cores preta, verde, branca e amarela. Representa um adorno tradicional do grupo a que pertence. Mais acima, entre a malha e este adorno de peito, surgem colares vários, pela ordem, uma fiada de missangas amarelas e brancas, intercaladas por segmentos de madeira finalizados com cápsulas de bala; várias voltas de uma fiada de missangas de cores preta, verde e branca; e por último, um colar aplicado na parte frontal da boneca, sustentado por um enrolamento de malha apensa no final daquela que cobre o corpo, adornado com conjuntos transversais de missangas brancas e pretas, sendo que nas laterais terminais do adorno, as missangas são amarelas. Este colar é um adorno tradicional do grupo a que a boneca pertence. Nas costas, a boneca apresenta uma tala de madeira que a percorre, com motivos geométricos. Esta tala é parcialmente encoberta por vários dos adornos frontais desta. A extremidade superior da boneca figura a cabeça. O rosto exibe duas tachas metálicas douradas figurando os olhos. Cobrindo toda a parte posterior, a extremidade superior da boneca é encimada por um penteado feito de missangas pretas, brancas e amarelas, enfiadas num revestimento de malha praticamente invisível. Pontuando a parte frontal do penteado, corre transversalmente uma fiada dupla de missangas amarelas e brancas, envolvidas por uma corrente metálica. Saindo da testa e estendendo-se longitudinalmente até meio da cabeça, surge outra corrente metálica, dupla, que depois bifurca. Chegando a meio da cabeça, expande-se para os lados, sendo presa no veio central da mesma. Cobrindo a bifurcação surge uma fiada dupla de missangas verdes e brancas, finalizada por um cauri. Pontualmente o penteado apresenta alfinetes metálicos decorados com fiadas de missangas verdes, brancas e pretas, tal como tachas metálicas, douradas. O conjunto de todos os elementos decorativos forma um penteado tradicional ao grupo a que pertence.
  • Origem/Historial: A colecção de bonecas com uma tipologia de carolo de milho consiste em 19 objectos, tendo sido adquiridos por diferentes colectores em diferentes contextos. Estas bonecas inserem-se numa colecção mais vasta, de 83 objectos, todos eles referentes ao Sudoeste angolano (bonecas kwanyama, bonecas "mwila" e bonecas mwila de barro). Victor Bandeira adquiriu uma boneca em 1965, não havendo informação sobre o seu contexto de recolha. A boneca foi doada ao MNE pela sua mulher, Françoise Bandeira, em 1984. Esta boneca pertence ao grupo cultural mwila, do grupo etnico-linguístico nyaneka-humbi e refere "propícia à fecundidade da jovem mulher" como a sua função. Esta boneca é a única que apresenta os grão de milho na maçaroca.

Bibliografia

  • Escultura angolana. Memorial de culturas [roteiro]. Lisboa: IPM/ Museu Nacional de Etnologia, 1994
  • BASTIN, Marie-Louise - Escultura angolana. Memorial de culturas. Lisboa: MNE, 1994
  • BAUMANN, Hermann; Beatrx Heintze - Die Ethnographische Sammlung aus Südwest-Angola im Museum von Dundo, Angola (1954). Katalog/A Colecção Etnográfica do Sudoeste de Angola no Museu do Dundo, Angola (1954). Catálogo. Koln: Rudiger Koppe Verlag, 2002
  • CAMERON, Elisabeth - "Corpos futuros: as bonecas do Sudoeste Angolano" in: Na Presença dos Espíritos: Arte Africana do Museu Nacional de Etnologia. Nova Iorque: Museum for African Art, 2000
  • CAMERON, Elisabeth - Isn't s/he a Doll? Play and Ritual in African Sculpture: UCLA Fowler of Cultural History, 1996
  • DELACHAUX, Theodore; Thiebaud, Ch-E - Pays et Peuples d'Angola: etudes, souvenirs et photos de la deuxième mission scientifique Suisse en Angola. Neuchatel: Editions Victor Attinger, 1934
  • ESTERMANN, Carlos - Etnografia do Sudoeste de Angola, vol 2: Grupo Étnico Nhaneca-Humbe. Lisboa: Junta de Investigações do Ultramar, 1960
  • GABUS, Jean - Guide du Musée d'Ethnographie de Neuchâtel. Neuchâtel: Musée d'Ethnographie, 1970
  • HERREMAN, Frank, ed. lit. - In the Presence of Spirits: African Art from the National Museum of Ethnology. Nova York: Museum for African Art/Snoeck-Ducaju & Zoon, Gent, 2000
  • HERREMAN, Frank, ed. lit. - Na Presença dos Espíritos: Arte Africana do Museu Nacional de Etnologia. Nova York: Museum for African Art/Snoeck-Ducaju & Zoon, Gent, 2000
  • JORDÁN, Manuel - "Hair Matters in South Africa" in Hair in African Art and Culture. New York: Museum for African Art, 2000
  • LANG, A.; Tastevin, C. - La Tribu dês Va-Nyaneka, Mission Rohan-Chabot, Tome V, Ethnographie. Corbéil: Imprimérie Crété1937
  • MEDEIROS, Carlos Laranjo - Vakwandu- Análise de uma vivência. Lisboa: ISCSPU, 1972
  • Na Presença dos Espíritos: Arte Africana do Museu Nacional de Etnologia (roteiro). Lisboa: Museu Nacional de Etnologia, 2002
  • OLIVEIRA, Ernesto Veiga de (*) - Apontamentos sobre Museologia: Museus Etnológicos. Lisboa: Junta de Investigações do Ultramar, 1971

Exposições

  • In the Presence of Spirits: African Art from the National Museum of Ethnology, Lisbon

    • Museum for African Art, Nova York
    • Exposição Física
  • In the Presence of Spirits: African Art from the National Museum of Ethnology, Lisbon

    • Flint Institute of Arts, Michigan
    • Exposição Física
  • In the Presence of Spirits: African Art from the National Museum of Ethnology, Lisbon

    • National Museum of African Art, The Smithsonian Institution, Washington D.C.
    • Exposição Física
  • In the Presence of Spirits: African Art from the National Museum of Ethnology, Lisbon

    • Birmingham Museum of Art, Alabama
    • Exposição Física
  • Na Presença dos Espíritos: arte africana do Museu Nacional de Etnologia

    • Museu Nacional de Etnologia, Lisboa
    • 27/2/2002 a 23/3/2003
    • Exposição Física
  • Escultura Angolana. Memorial de culturas

    • Museu Nacional de Etnologia, Lisboa
    • 2/2/1994 a 16/10/1994
    • Exposição Física

Multimédia

  • 6347.jpg

    Imagem
  • 6349.JPG

    Imagem
  • 6425.jpg

    Imagem
  • 6348.jpg

    Imagem