Boneca
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Museu: Museu Nacional de Etnologia
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Nº de Inventário: BC.036
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Super Categoria:
Etnologia
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Categoria: Actividades lúdicas
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Autor:
Autor desconhecido (-)
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Datação: Século 20
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Técnica: Base: espiral cosida.
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Dimensões (cm): Alt. 25 x Larg. 13,6
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Descrição: Boneca constituída por um toro cilindriforme de madeira, revestido por uma malha torcida, com a extremidade inferior assente numa base em forma de campânula e a extremidade superior exibindo fibras vegetais torcidas, missangas e adornos vários, representando um penteado.
A base, constituída por voltas de feixes de capim é feita pela técnica de espiral cosida. Encontra-se aplicada ao toro por meio do revestimento de malha, de fibras vegetais torcidas, dispostas paralela e transversalmente, formando tranças diagonais.
Na parte superior da base, envolvendo a cintura da boneca, apresenta-se uma fiada de sementes, pontuada com duas missangas brancas, representando um adorno tradicional do grupo a que pertence.
A três quartos da altura da boneca, dois destaques cónicos revestidos pela mesma malha e a ela aplicados, representam os seios. Estes ostentam fios torcidos de fibras vegetais, que os cruzam, representando um adorno tradicional do grupo a que pertence.
Acima dos seios, no centro, apresenta-se um fio de fibras vegetais torcidas, aplicado à malha, tendo enfiadas duas missangas brancas, e, pendente no centro, uma medalha feita de metal prateado e de formato circular figurando num dos lados um homem com uma capa atrás das costas, um elmo na cabeça e uma tocha na mão direita montado num cavalo, que se desloca para a direita. Em baixo do cavalo surge a inscrição "1911", e circundando a medalha surgem círculos equidistantes. No verso apresenta um busto lateral, masculino, com cabelo, bigode e barba. Circundando a medalha surgem círculos equidistantes. Entre os círculos e o busto surge, da esquerda para a direita, a seguinte inscrição "Edwardus VII D. G. BRITT. CORONATION COIN."
Na extremidade superior da boneca, através de um enrolamento transversal da malha, figura a cabeça. Sobre esse enrolamento apresentam-se duas tachas metálicas verdes, figurando os olhos.
A boneca apresenta um penteado tradicional do grupo a que pertence. Este é constituído por fibras vegetais torcidas, cobrindo toda a parte posterior da cabeça, figurando tranças. Centralmente, começando na testa e acompanhando os fios de fibras vegetais, surge um entrançado de fibras vegetais, imbricado com cabelo natural, adornado no topo com um botão branco, onde se encontram presas por baixo, algumas fiadas de missangas brancas. Preso na parte de baixo deste botão, pendendo para ambos os lados da trança, encontra-se um fecho éclair verde e dourado, que acompanha o penteado, e uma fiada de missangas rosas.
Toda a peça apresenta-se untada com uma pasta gordurosa escura.
Diâmetro do toro envolvido pela malha: 7,8 cm
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Origem/Historial: A colecção de bonecas com uma tipologia "mwila" consiste em 42 objectos, tendo sido adquiridos por diferentes colectores e em diferentes contextos. Estas bonecas inserem-se numa colecção mais vasta, de 83 objectos, todos eles referentes ao Sudoeste angolano (bonecas kwanyama, bonecas carolo de milho e bonecas mwila de barro).
O nome desta tipologia advém da tribo mwila, devido a esta ser uma das principais produtoras destes objectos.
Rodália Mesquita adquiriu seis bonecas pertencentes à tipologia "mwila". Estas peças foram colectadas em 1958 a pedido de Rosa Capeans, etnógrafa.
Estas bonecas foram adquiridas pelo MNE ao sr. Luis Gomes, em 2002, juntamente com documentação associada: uma carta de Rodália Mesquita a Rosa Capeans, e uma descrição da significação das bonecas, juntamente com o local de recolha, feita também pela primeira.
Informação constante na documentação associada: "Representa uma rapariga de cerca de 10 anos de idade, que ainda não fez a festa de puberdade".
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Bibliografia
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