Boneca
-
Museu: Museu Nacional de Etnologia
-
Nº de Inventário: BC.038
-
Super Categoria:
Etnologia
-
Categoria: Actividades lúdicas
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 20
-
-
Técnica: Base: espiral cosida.
-
Dimensões (cm): Alt. 25 x Larg. 12,5
-
Descrição: Boneca constituída por um toro cilindriforme de madeira, revestido por uma malha torcida, com a extremidade inferior assente numa base em forma de campânula e a extremidade superior exibindo fibras vegetais torcidas, missangas e adornos vários, representando um penteado.
A base, constituída por voltas de feixes de capim é feita pela técnica de espiral cosida. Encontra-se aplicada ao toro por meio do revestimento de malha, de fibras vegetais torcidas, dispostas paralela e transversalmente, formando tranças diagonais.
Na extremidade superior da boneca, através de um enrolamento transversal da malha, figura a cabeça. Sobre esse enrolamento apresentam-se duas tachas metálicas verdes, figurando os olhos.
A boneca apresenta um penteado tradicional do grupo a que pertence. Este é constituído por fibras vegetais torcidas, cobrindo toda a parte posterior da cabeça, figurando tranças. Centralmente, começando na testa e acompanhando o penteado, surge um entrançado de fibras vegetais, adornado centralmente por uma fiada dupla de missangas brancas e pretas. A meio do revestimento, fiadas circulares das mesmas cores estão dispostas transversalmente, acompanhando o penteado. Lateralmente e ao longo deste revestimento surgem aplicadas fiadas várias: missangas brancas e azuis, em ambos os lados; dois botões aplicados sobre uma fiada de fibras vegetais torcidas, de ambos os lados; um fecho éclair disposto por baixo do revestimento e com as extremidades pendentes para ambos os lados; um fecho éclair nas mesmas condições, mas só com uma extremidade; um fecho éclair nas mesmas condições que o primeiro. Algumas das fiadas de fibras vegetais posteriores apresentam missangas brancas enfiadas.
Toda a peça apresenta-se untada com uma pasta gordurosa escura.
Diâmetro do toro envolvido pela malha: 7,2 cm
-
-
Origem/Historial: A colecção de bonecas com uma tipologia "mwila" consiste em 42 objectos, tendo sido adquiridos por diferentes colectores e em diferentes contextos. Estas bonecas inserem-se numa colecção mais vasta, de 83 objectos, todos eles referentes ao Sudoeste angolano (bonecas kwanyama, bonecas carolo de milho e bonecas mwila de barro).
O nome desta tipologia advém da tribo mwila, devido a esta ser uma das principais produtoras destes objectos.
Rodália Mesquita adquiriu seis bonecas pertencentes à tipologia "mwila". Estas peças foram colectadas em 1958 a pedido de Rosa Capeans, etnógrafa.
Estas bonecas foram adquiridas pelo MNE ao sr. Luís Gomes, em 2002, juntamente com documentação associada: uma carta de Rodália Mesquita a Rosa Capeans, e uma descrição da significação das bonecas, juntamente com o local de recolha, feita também pela primeira.
Informação constante na documentação associada: "Representa uma rapariga de cerca de 11 anos de idade. Faltam-lhe, porém, no penteado, os ornamentos próprios da idade".
-
-
Bibliografia
- BASTIN, Marie-Louise - Escultura angolana. Memorial de culturas. Lisboa: MNE, 1994
- BAUMANN, Hermann; Beatrx Heintze - Die Ethnographische Sammlung aus Südwest-Angola im Museum von Dundo, Angola (1954). Katalog/A Colecção Etnográfica do Sudoeste de Angola no Museu do Dundo, Angola (1954). Catálogo. Koln: Rudiger Koppe Verlag, 2002
- CAMERON, Elisabeth - "Corpos futuros: as bonecas do Sudoeste Angolano" in: Na Presença dos Espíritos: Arte Africana do Museu Nacional de Etnologia. Nova Iorque: Museum for African Art, 2000
- CAMERON, Elisabeth - Isn't s/he a Doll? Play and Ritual in African Sculpture: UCLA Fowler of Cultural History, 1996
- DELACHAUX, Theodore; Thiebaud, Ch-E - Pays et Peuples d'Angola: etudes, souvenirs et photos de la deuxième mission scientifique Suisse en Angola. Neuchatel: Editions Victor Attinger, 1934
- ESTERMANN, Carlos - Álbum de Penteados do Sudoeste de Angola. Lisboa: Junta de Investigações do Ultramar, 1960
- ESTERMANN, Carlos - Etnografia do Sudoeste de Angola, vol 2: Grupo Étnico Nhaneca-Humbe. Lisboa: Junta de Investigações do Ultramar, 1960
- ESTERMANN, Carlos - Penteados, Adornos e Trabalhos das Muílas. Lisboa: Junta de Investigações do Ultramar, 1970
- GABUS, Jean - Guide du Musée d'Ethnographie de Neuchâtel. Neuchâtel: Musée d'Ethnographie, 1970
- JORDÁN, Manuel - "Hair Matters in South Africa" in Hair in African Art and Culture. New York: Museum for African Art, 2000
- LANG, A.; Tastevin, C. - La Tribu dês Va-Nyaneka, Mission Rohan-Chabot, Tome V, Ethnographie. Corbéil: Imprimérie Crété1937
- MEDEIROS, Carlos Laranjo - Vakwandu- Análise de uma vivência. Lisboa: ISCSPU, 1972
- OLIVEIRA, Ernesto Veiga de (*) - Apontamentos sobre Museologia: Museus Etnológicos. Lisboa: Junta de Investigações do Ultramar, 1971
- Poppen: spel en ritueel/Dolls: for play and ritual. Berg an Dal: Afrika Museum, 1995