Boneca
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Museu: Museu Nacional de Etnologia
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Nº de Inventário: BC.039
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Super Categoria:
Etnologia
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Categoria: Actividades lúdicas
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Autor:
Autor desconhecido (-)
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Datação: Século 20
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Técnica: Base: espiral cosida.
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Dimensões (cm): Alt. 22,7 x Larg. 14,4
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Descrição: Boneca constituída por um toro cilindriforme de madeira, revestido por uma malha torcida, com a extremidade inferior assente numa base em forma de campânula e a extremidade superior exibindo fibras vegetais torcidas, missangas e adornos vários, representando um penteado.
A base, constituída por voltas de feixes de capim é feita pela técnica de espiral cosida. Encontra-se aplicada ao toro por meio do revestimento de malha, de fibras vegetais torcidas, dispostas paralela e transversalmente, formando tranças diagonais.
Na parte superior da base, envolvendo a cintura da boneca, apresentam-se duas voltas de uma fiada de missangas brancas, com as duas extremidades pendentes, encimada por duas voltas de uma tira de pele (couro?). Dobrado sobre ambas, atrás, encontra-se uma pele com pêlos castanhos, ornamentada na dobra inferior com missangas brancas, verdes, amarelas e contas metálicas, apresentando também uma composição geométrica feita de missangas brancas e contas metálicas pendente a meio da parte inferior da pele, e tendo um botão branco aplicado sobre a dobra superior, prendendo as duas. A pele representa o traje tradicional do grupo a que a boneca pertence.
Um pouco acima das tiras, a malha da boneca apresenta-se uma parte preenchida com mais tranças.
A três quartos da altura da boneca, aparecem duas voltas de fiadas de missangas brancas entrecruzadas, representando um colar tradicional do grupo a que pertence.
Na extremidade superior da boneca, através de um enrolamento transversal da malha, figura a cabeça. Sobre esse enrolamento apresentam-se duas tachas metálicas verdes, figurando os olhos.
A boneca apresenta um penteado tradicional do grupo a que pertence. Este é constituído por fibras vegetais torcidas, cobrindo toda a parte posterior da cabeça, figurando tranças. Duas das fiadas frontais estão pontuadas por duas missangas brancas e uma conta metálica. Centralmente, começando na testa e acompanhando o penteado, surge um entrançado de fibras vegetais imbricado com cabelo natural, sendo que a meio é adornado centralmente por uma fiada dupla de missangas brancas, vermelhas e amarelas. No início do revestimento surgem de ambos os lados uma curta fiada de missangas das mesmas cores, que terminam em dois segmentos. A meio do revestimento surgem dispostas transversalmente, acompanhando o penteado, fiadas circulares entrecruzadas de várias cores, azuis e brancas de um lado, verdes e brancas do outro, pretas e rosas de ambos os lados.
A peça apresenta-se untada com uma pasta gordurosa escura.
Diâmetro do toro envolvido pela malha: 6,7 cm
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Origem/Historial: A colecção de bonecas com uma tipologia "mwila" consiste em 42 objectos, tendo sido adquiridos por diferentes colectores e em diferentes contextos. Estas bonecas inserem-se numa colecção mais vasta, de 83 objectos, todos eles referentes ao Sudoeste angolano (bonecas kwanyama, bonecas carolo de milho e bonecas mwila de barro).
O nome desta tipologia advém da tribo mwila, devido a esta ser uma das principais produtoras destes objectos.
Rodália Mesquita adquiriu seis bonecas pertencentes à tipologia "mwila". Estas peças foram colectadas em 1958 a pedido de Rosa Capeans, etnógrafa.
Estas bonecas foram adquiridas pelo MNE ao sr. Luís Gomes, em 2002, juntamente com documentação associada: uma carta de Rodália Mesquita a Rosa Capeans, e uma descrição da significação das bonecas, juntamente com o local de recolha, feita também pela primeira.
Informação constante na documentação associada: "Representa uma rapariga de 10 anos de idade e o penteado imita o usado pelas raparigas da tribo Himba".
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Bibliografia
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