Boneca

  • Museu: Museu Nacional de Etnologia
  • Nº de Inventário: BG.080
  • Super Categoria: Etnologia
  • Categoria: Actividades lúdicas
  • Autor: Autor desconhecido (-)
  • Datação: Século 20
  • Técnica: Base: espiral cosida.
  • Dimensões (cm): Alt. 27,8 x Larg. 12,2
  • Descrição: Boneca constituída por um toro cilindriforme de madeira, revestido por uma malha torcida, com a extremidade inferior assente numa base em forma de campânula e a extremidade superior exibindo fiadas de tecido entrançado, representando um penteado. A base, constituída por voltas de feixes de capim é feita pela técnica de espiral cosida. Encontra-se aplicada ao toro por meio do revestimento de malha, de fibras vegetais torcidas, dispostas paralela e transversalmente, formando tranças diagonais. Na base encontra-se também duas etiquetas coladas, sobrepostas. A interior é de formato quadrangular, apresenta duas das arestas rendilhadas, e tem impresso o desenho de um antílope e "LHO UANDA", e escrito a caneta de cor azul "63/73" e "50$00". Colado sobre esta encontra-se a outra, de formato rectangular e com a inscrição do número "366" a tinta preta. Na parte superior da base, envolvendo a cintura da boneca, apresenta-se uma tira de tecido com um padrão de variadas composições geométricas a laranja, creme e azul. Dobrado sobre essa tira, encobrindo-a, encontra-se um pano do mesmo padrão, que envolve a cintura da boneca em quase toda a sua totalidade. O pano representa o traje tradicional do grupo a que pertence. Na parte frontal, um pouco mais acima dos panos, surge um pedaço de tecido com o formato semi-esférico, aplicado à malha através de fibras vegetais que os envolvem. A três quartos da altura da boneca, dois pedaços de tecido aplicados à malha através de fibras vegetais que os envolvem, representam os seios. Acima dos seios surgem três voltas de fibras vegetais entrançadas, sendo que a segunda volta apresenta aplicada uma fiada dupla de missangas verdes e brancas, que pende sobre a volta inferior. Estas representam um colar tradicional do grupo a que pertence. Nas costas, a peça apresenta parte de uma etiqueta colada, onde se lê a seguinte inscrição "ANGO". A extremidade superior do toro figura a cabeça. O rosto exibe duas tachas metálicas amarelas, figurando os olhos. A boneca apresenta um penteado tradicional de mulher casada com filhos, representativo do grupo a que pertence. Este é constituído por um entrançado transversal situado no topo da cabeça, feito com tiras de tecidos vermelhos e cinzentos, e finalizado com dois segmentos de cana, enfiados cada um na sua fiada. Na parte posterior do entrançado surgem duas tachas metálicas verdes. Posteriormente, começando atrás do entrançado e estendendo-se até à nuca, surgem múltiplas tiras de tecido entrançado, que cobrem toda a cabeça. Cada uma destas tranças apresenta dois segmentos de cana enfiados, sendo depois finalizados com um nó do tecido. Diâmetro do toro envolvido pela malha: 6,8 cm
  • Origem/Historial: A colecção de bonecas com uma tipologia "mwila" consiste em 42 objectos, tendo sido adquiridos por diferentes colectores e em diferentes contextos. Estas bonecas inserem-se numa colecção mais vasta, de 83 objectos, todos eles referentes ao Sudoeste angolano (bonecas kwanyama, bonecas carolo de milho e bonecas mwila de barro). O nome desta tipologia advém da tribo mwila, devido a esta ser uma das principais produtoras destes objectos. Duas das bonecas são de proveniência desconhecida, não havendo qualquer informação sobre elas à excepção de uma etiqueta colada na sua base, com a impressão "Instituto do Trabalho de Angola, Luanda".

Bibliografia

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