Boneca

  • Museu: Museu Nacional de Etnologia
  • Nº de Inventário: BG.081
  • Super Categoria: Etnologia
  • Categoria: Actividades lúdicas
  • Autor: Autor desconhecido (-)
  • Datação: Século 20
  • Técnica: Base: espiral cosida.
  • Dimensões (cm): Alt. 22,5 x Larg. 12,9
  • Descrição: Boneca constituída por um toro cilindriforme de madeira escura, revestido por uma malha torcida, com a extremidade inferior assente numa base em forma de campânula e a extremidade superior exibindo fibras vegetais torcidas, representando um penteado. A base, constituída por voltas de feixes de capim é feita pela técnica de espiral cosida. Encontra-se aplicada ao toro por meio do revestimento de malha, de fibras vegetais torcidas, dispostas paralela e transversalmente, formando tranças diagonais. Na base encontram-se também duas etiquetas coladas, sobrepostas. A de baixo é de formato quadrangular, apresenta as arestas rendilhadas, e tem impresso o desenho de um antílope e inscrito "Instituto do trabalho de Angola - Luanda", e escrito a caneta de cor azul o número "24". Colado sobre esta encontra-se a outra etiqueta, de formato rectangular e com a inscrição do número "365" a tinta preta. Na parte superior da base, envolvendo a cintura da boneca, apresenta-se um fio de tecido creme. Dobrado sobre esse fio, encobrindo-o, encontra-se tanto na parte da frente e na de trás, um pano creme. Ambos os panos representam o traje tradicional do grupo a que pertence. A três quartos da altura da boneca, dois pedaços de tecido envolvidos por entrançamentos de fibras vegetais torcidas, representam os seios. Cruzando os seios e também as costas surgem fios torcidos de fibras vegetais, representando um adorno tradicional do grupo a que pertence. Na extremidade superior do toro figura a cabeça. Transversalmente, sobre uma trança de fibras vegetais, o rosto exibe duas tachas metálicas amarelas, figurando os olhos. A boneca apresenta um penteado tradicional do grupo a que pertence. Este é constituído por fibras vegetais torcidas, cobrindo toda a parte posterior da cabeça, figurando tranças, que finalizam por enrolamentos das fibras. Centralmente, começando na testa e estendendo-se até à nuca, apresenta uma trança de fibras vegetais, adornada por uma fila de três botões brancos, aplicados por fios de fibras vegetais. Por baixo do terceiro botão encontra-se preso duas curtas fiadas de missangas brancas e amarelas. Toda a peça apresenta-se untada com uma substância gordurosa. Diâmetro do toro envolvido pela malha: 7 cm
  • Origem/Historial: A colecção de bonecas com uma tipologia "mwila" consiste em 42 objectos, tendo sido adquiridos por diferentes colectores e em diferentes contextos. Estas bonecas inserem-se numa colecção mais vasta, de 83 objectos, todos eles referentes ao Sudoeste angolano (bonecas kwanyama, bonecas carolo de milho e bonecas mwila de barro). O nome desta tipologia advém da tribo mwila, devido a esta ser uma das principais produtoras destas bonecas. Duas das bonecas são de proveniência desconhecida, não havendo qualquer informação sobre elas à excepção de uma etiqueta colada na sua base, com a impressão "Instituto do Trabalho de Angola, Luanda".

Bibliografia

  • BASTIN, Marie-Louise - Escultura angolana. Memorial de culturas. Lisboa: MNE, 1994
  • BAUMANN, Hermann; Beatrx Heintze - Die Ethnographische Sammlung aus Südwest-Angola im Museum von Dundo, Angola (1954). Katalog/A Colecção Etnográfica do Sudoeste de Angola no Museu do Dundo, Angola (1954). Catálogo. Koln: Rudiger Koppe Verlag, 2002
  • CAMERON, Elisabeth - "Corpos futuros: as bonecas do Sudoeste Angolano" in: Na Presença dos Espíritos: Arte Africana do Museu Nacional de Etnologia. Nova Iorque: Museum for African Art, 2000
  • CAMERON, Elisabeth - "Embodied Futures: The Dolls of Southwestern Angola" in: In the Presence of the Spirits: African Art from the National Museum of Ethnology. New York: Museum for African Art, 2000
  • CAMERON, Elisabeth - Isn't s/he a Doll? Play and Ritual in African Sculpture: UCLA Fowler of Cultural History, 1996
  • DELACHAUX, Theodore; Thiebaud, Ch-E - Pays et Peuples d'Angola: etudes, souvenirs et photos de la deuxième mission scientifique Suisse en Angola. Neuchatel: Editions Victor Attinger, 1934
  • ESTERMANN, Carlos - Álbum de Penteados do Sudoeste de Angola. Lisboa: Junta de Investigações do Ultramar, 1960
  • ESTERMANN, Carlos - Etnografia do Sudoeste de Angola, vol 2: Grupo Étnico Nhaneca-Humbe. Lisboa: Junta de Investigações do Ultramar, 1960
  • ESTERMANN, Carlos - Penteados, Adornos e Trabalhos das Muílas. Lisboa: Junta de Investigações do Ultramar, 1970
  • GABUS, Jean - Guide du Musée d'Ethnographie de Neuchâtel. Neuchâtel: Musée d'Ethnographie, 1970
  • JORDÁN, Manuel - "Hair Matters in South Africa" in Hair in African Art and Culture. New York: Museum for African Art, 2000
  • LANG, A.; Tastevin, C. - La Tribu dês Va-Nyaneka, Mission Rohan-Chabot, Tome V, Ethnographie. Corbéil: Imprimérie Crété1937
  • MEDEIROS, Carlos Laranjo - Vakwandu- Análise de uma vivência. Lisboa: ISCSPU, 1972
  • OLIVEIRA, Ernesto Veiga de (*) - Apontamentos sobre Museologia: Museus Etnológicos. Lisboa: Junta de Investigações do Ultramar, 1971
  • Poppen: spel en ritueel/Dolls: for play and ritual. Berg an Dal: Afrika Museum, 1995

Multimédia

  • 6414.jpg

    Imagem