Descrição: Boneca constituída por segmentos cilindriformes, de miolo de raquis de uma folha de espécie palmífera e retalhos de tecido.
O objecto possui dois segmentos de iguais dimensões, dispostos paralelamente, que constituem a estrutura central da peça.
A um terço da sua altura, e na zona posterior, a peça exibe seis segmentos dispostos paralela e verticalmente e atados aos segmentos centrais por uma fibra vegetal, figurando a zona das nádegas. A dois terços da sua altura, na zona frontal, a peça possui dois segmentos cilindriformes dispostos horizontalmente figurando os seios.
A zona que figura o corpo encontra-se envolvida por um tecido rectangular bege listado por bordeaux e amarelo, preso por meio de uma fibra vegetal atada.
A extremidade superior da peça encontra-se envolvida por um retalho de tecido vermelho rectangular dobrado, cujas pontas estão unidas por um alfinete metálico.
Origem/Historial: Devido a questões de uniformização das denominações neste programa, este objecto, com inscrição na ficha dactilografada, "BONECA DE 2 PAUS E PANOS", ficará com denominação "Boneca".
Incorporação: Anterior Proprietário: Desconhecido
Bibliografia
DIAS, Jorge; Dias, Margot (*) - Os Macondes de Moçambique: cultura material, vol. 2. Lisboa: JIU/CEAC, 1964
DIAS, Jorge; Dias, Margot (*) - Os Macondes de Moçambique: aspectos históricos e económicos, vol.1. Lisboa: JIU/CEAC, 1964
DIAS, Jorge; Margot Dias (*) - Os Macondes de Moçambique: vida social e ritual, vol.3. Lisboa: JIU/CEAC, 1970
DIAS, Jorge; Margot Dias - "Moçambique" in Arte Popular de Portugal - Ilhas Adjacentes e Ultramar, Vol. 3 (Dir.Fernando Pires de Lima). Lisboa: Editorial Verbo, 196?
GUERREIRO, Manuel Viegas(*) - Os Macondes de Moçambique: sabedoria, língua, literatura e jogos, vol.4. Lisboa: JIU/CEAC, 1966
RITA-FERREIRA, António - Agrupamento e Caracterização Étnica dos Indigenas de Moçambique. Lisboa: Junta de Investigações do Ultramar, 1958