Enxota Moscas
-
Museu: Museu Nacional de Etnologia
-
Nº de Inventário: AA.086
-
Super Categoria:
Etnologia
-
Categoria: Ritual
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 20
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 65
-
Descrição: Enxota moscas constituído por crinas, provavelmente de uma cauda de boi-cavalo, e cabo talhado numa só peça em madeira, cilindriforme, encimado por uma figura antropomórfica masculina.
A figura é formada por um tronco cilindriforme, ao qual estão pregadas as crinas, e cabeça esférica, encimada por três riscas (uma central e duas laterais) que representam o cabelo.
Na zona do pescoço encontra-se um colar formado por contas azuis.
-
-
Origem/Historial: Segundo informação constante na ficha de inventário, o objecto era usado como simbolo de poder mágico na festa da instituição de um novo "humu", em Mulumba.
"O "humu" é uma personalidade de alta classe, espécie de conselheiro da linhagem, que tem certos previlégios e deveres."
-
Incorporação: Anterior Proprietário: Humu
-
Bibliografia
- DIAS, Jorge; Dias, Margot (*) - Os Macondes de Moçambique: cultura material, vol. 2. Lisboa: JIU/CEAC, 1964
- DIAS, Jorge; Dias, Margot (*) - Os Macondes de Moçambique: aspectos históricos e económicos, vol.1. Lisboa: JIU/CEAC, 1964
- DIAS, Jorge; Margot Dias (*) - Os Macondes de Moçambique: vida social e ritual, vol.3. Lisboa: JIU/CEAC, 1970
- DIAS, Jorge; Margot Dias - "Moçambique" in Arte Popular de Portugal - Ilhas Adjacentes e Ultramar, Vol. 3 (Dir.Fernando Pires de Lima). Lisboa: Editorial Verbo, 196?
- GUERREIRO, Manuel Viegas(*) - Os Macondes de Moçambique: sabedoria, língua, literatura e jogos, vol.4. Lisboa: JIU/CEAC, 1966
- RITA-FERREIRA, António - Agrupamento e Caracterização Étnica dos Indigenas de Moçambique. Lisboa: Junta de Investigações do Ultramar, 1958