Lenço de Amor

  • Museu: Museu Nacional de Etnologia
  • Nº de Inventário: AQ.130
  • Super Categoria: Etnologia
  • Categoria: Traje
  • Autor: Autor desconhecido (-)
  • Datação: Século 20
  • Técnica: Ponto Cruz.
  • Dimensões (cm): Comp. 46 x Larg. 45
  • Descrição: Lenço de Amor de formato rectangular, branco, bordado a ponto cruz com linha vermelha. A orla é rectilínea, guarnecida com renda industrial branca. A peça apresenta um entremeio de renda industrial branca com motivos florais. O motivo central apresenta uma estrela de oito pontas, cercada por três silvas que formam quadrados. O conjunto destes motivos está enquadrado por duas sequências de letras e desenhos. Na primeira sequência (interior): no lado de baixo um pássaro, uma flor e um pássaro; no lado direito dois pássaros que seguram no bico uma chave; no lado de cima uma árvore com três pássaros pousados; e no lado esquerdo um banco com um cão em cima, uma cadeira, e uma grinalda. Na segunda sequência (exterior): no lado de baixo um cão com uma cesta na boca, a legenda «R.M.M.» e um cão com uma cesta na boca; no lado direito um vaso, uma árvore com um pássaro pousado e um vaso; no lado de cima um cesto com um pássaro pousado, um painel de alminhas e dois pássaros que seguram um cesto no bico; e no lado esquerdo uma arvore, um pássaro com uma chave no bico, um par de corações, dispostos lado a lado do qual parte um coração invertido e encimados por outro coração invertido, um pássaro com uma chave no bico e uma arvore. Nos quatro ângulos figuram ramos de flores com dois pássaros poisados. Junto ao entremeio de renda figura uma silva que forma um quadrado. Junto à orla, a toda a volta da peça está bordada uma quadra (iniciando no canto inferior esquerdo e seguindo para a direita e no sentido ascendente). Na quadra lê-se: «UMA FELOR ME FIZ PRESENTE» / «DAS TRES FLORES DELICADAS x» / «TODAS DIVERSAS NAS CÓRES» / «NAS BELEZAS VARIADAS». A quadra termina com um quadrado e uma flor. Altura (cm) entremeio de renda: 2
  • Origem/Historial: Os lenços de amor, ofereceram-se de Norte a Sul do país, como símbolos de aceitação mútua amorosa. Verdadeiras missivas de amor. Discretas declarações de amor. As jovens socorriam-se dos seus mapas de pontos de cruz, as menos hábeis encomendavam-nos a bordadeiras profissionais. Destas se socorriam igualmente os rapazes. Segundo informação transmitida por Benjamim Pereira, todos os objectos portugueses recolhidos por Ernesto Veiga de Oliveira foram colectados por ambos.
  • Incorporação: Anterior Proprietário: José de Passos Cavalheiro; Endereço: Meadela.

Bibliografia

  • AA.VV - Artes e Tradições de Viana do Castelo. Lisboa: Terra Livre, 1983
  • BASTO, Cláudio - "Arte Popular - Exposição de lavores em Viana do Castelo" in Lusa, nº 1. Viana do Castelo: 1918
  • FERREIRA, Maria de Fátima da Silva - Catálogo da colecção de lenços marcados. Barcelos: Museu Regional de Cerâmica, 1966
  • LIMA, Eglantine Morais e; Lima, Rui de Abreu de - Artesanato Tradicional Português I- Costa Verde. Lisboa: Secretariado de Lisboa Capital do Artesanato, 1995
  • MAGALHÃES, Manuel Maria Calvet de - Bordados e rendas de Portugal. Lisboa: Campanha Nacional de Educação de Adultos, 1956
  • PEREIRA, Benjamin Enes; Medeiros, António, Botelho, João Alpuim - Uma Imagem da Nação. O Traje à Vianesa. Viana do Castelo: Câmara Municipal de Viana do Castelo, 2008
  • VASCONCELLOS, José Leite de - "Lenços de amor" in Opusculos, vol. V. Lisboa: Imprensa Nacional, 1936

Exposições

  • Traje Popular

    • Museu Nacional do Traje, Lisboa
    • Exposição Física

Multimédia

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