Lenço de Amor
-
Museu: Museu Nacional de Etnologia
-
Nº de Inventário: AR.702
-
Super Categoria:
Etnologia
-
Categoria: Traje
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 20
-
-
Técnica: Ponto Cruz; Ponto Cheio.
-
Dimensões (cm): Comp. 47 x Larg. 47
-
Descrição: Lenço de Amor de formato quadrangular, de algodão branco, bordado a ponto cruz e a ponto cheio com linhas rosa e branca.
A orla é rectilínea, embainhada à máquina.
Junto à orla a toda a volta da peça (iniciando no canto inferior esquerdo e seguindo para a direita e no sentido ascendente) está bordada uma quadra. Na quadra lê-se: «Oulha amor para este lenço» / «Que o teu nome tem gravado» / «Assim esta esce teu rosto» / «No meu peito retratado». Cada verso é intervalado por uma inicial: no canto inferior esquerdo uma letra «M»; no canto inferior direito uma letra «A»; no canto superior direito uma letra «I»; e no canto superior esquerdo uma letra «A»
Na quadra, na palavra «rosto» as letras «S» e «R» estão invertidas.
-
-
Origem/Historial: Segundo informação transmitida por Benjamim Pereira, todos os objectos portugueses recolhidos por Ernesto Veiga de Oliveira foram colectados por ambos.
-
Incorporação: Anterior Proprietário: Rafael Rudio; Endereço: Estremoz
-
Bibliografia
- AZINHAL, Abelho - "Roteiro Lírico do Alentejo. O Trajo Feminino" in Mensário da casa do Povo, VI, N.º61: 1951
- FERREIRA, Maria de Fátima da Silva - Catálogo da colecção de lenços marcados. Barcelos: Museu Regional de Cerâmica, 1966
- MAGALHÃES, Manuel Maria Calvet de - Bordados e rendas de Portugal. Lisboa: Campanha Nacional de Educação de Adultos, 1956
- VASCONCELLOS, José Leite de - "Lenços de amor" in Opusculos, vol. V. Lisboa: Imprensa Nacional, 1936