Lenço de Amor
-
Museu: Museu Nacional de Etnologia
-
Nº de Inventário: AX.748
-
Super Categoria:
Etnologia
-
Categoria: Traje
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 20
-
-
Técnica: Bordado à Máquina; Ponto de Casear.
-
Dimensões (cm): Comp. 28 x Larg. 28
-
Descrição: Lenço de Amor de formato quadrangular, de algodão branco, bordado à máquina, com linhas de várias cores.
A orla é recortada, debruada com linha rosa, a ponto de casear.
Junto à orla o canto inferior esquerdo apresenta uma chave, bordada a rosa e azul, encimada por um par de corações dispostos lado a lado, bordados a vermelho, rosa e verde.
Os outros três cantos são decorados com motivos florais, bordados a vermelho, azul, verde e rosa. Nos cantos inferior e superior direitos figura um ramo de flores; e no canto superior esquerdo um ramo de flores uma ilhós em forma de ângulo recto.
Junto à orla, nos quatro lados da peça estão bordadas quatro quadras a vermelho (a primeira no lado de baixo e a última no lado esquerdo). Na primeira quadra lê-se: «Aqui tens meu coração» / «E cháve para o abrir não» / «tenho mais que te dar» / «nem tu mais que me pedir». Na segunda quadra lê-se: «Ofereço este lençinho mas» / «não é para perder é tão» / «serto eu amarte como o» / «lenço branco ser». Na terceira quadra lê-se: «A folhinha de Oliveira» / «deitada no lume estála» / «E como o meu coração» / «quando para ti não fala». Na quarta quadra lê-se: «Ofereço este lençinho» / «bordadinho a cordão» / «ofereço este lençinho» / «como recordação».
-
-
-
Incorporação: Anterior proprietário: Desconhecido.
-
Bibliografia
- CARNEIRO, Eugénio Lapa - Os Lenços De Mão Bordados. Barcelos: 1963
- FERREIRA, Maria de Fátima da Silva - Catálogo da colecção de lenços marcados. Barcelos: Museu Regional de Cerâmica, 1966
- MAGALHÃES, Manuel Maria Calvet de - Bordados e rendas de Portugal. Lisboa: Campanha Nacional de Educação de Adultos, 1956
- VASCONCELLOS, José Leite de - "Lenços de amor" in Opusculos, vol. V. Lisboa: Imprensa Nacional, 1936