Lenço de Amor
-
Museu: Museu Nacional de Etnologia
-
Nº de Inventário: AX.765
-
Super Categoria:
Etnologia
-
Categoria: Traje
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 20
-
-
Técnica: Ponto Cruz; Ponto Cheio; Ponto de Casear; Crivo.
-
Dimensões (cm): Comp. 61 x Larg. 61
-
Descrição: Lenço de Amor de formato quadrangular, de cambraia de linho branca, bordado a ponto cruz e a ponto cheio com linhas vermelha e preta.
A orla é recortada, debruada com linha preta, a ponto de casear.
A peça apresenta um entremeio de crivo branco, que forma uma silva.
O motivo central apresenta um escudo real enquadrado por uma silva. O conjunto destes motivos está enquadrado por desenhos bordados: nos quatro ângulos figuram quatro ramos de flores; no lado de baixo um homem com dois cães; no lado direito um caçador com dois cães; no lado de cima um homem com uma bengala e um cão pela trela; e no lado esquerdo um homem e uma mulher de pé, com um cão e um pássaro. A totalidade destes motivos está enquadrada por uma quadra que começa com uma seta estilizada (iniciando no canto inferior direito e seguindo para a esquerda e no sentido ascendente). Na quadra lê-se: «ESÇESO DE AMOR PERFUMDO» / «BEVESTIDO NA AMIZADE» / «ÊOCOM FORTE DOS NAMOROS» / «QUANDO TRAO COM LIARDADE».
Junto ao entremeio de renda, a toda a volta da peça, estão bordadas duas silvas que formam quadrados e uma quadra (iniciando no canto inferior direito e seguindo para a esquerda e no sentido ascendente). Na quadra lê-se: «AMOR DO MEU QURAÇAO» / «MEUS SUSPIROS SÃO FATAES» / «BEM DAR FIM A MINHA VIDA» / «SUPER TURA AOS MEUS AES».
Junto à orla, a toda a volta da peça está bordada uma quadra (iniciando no canto inferior esquerdo e seguindo para a direita e no sentido ascendente). Na quadra lê-se: «JÁ POD TER DO» / «O MEU LIAL CORACAO» / «E FITORAVA QUE FASIAS» / «DELLE POUCA ESTIMACAO». Cada verso é intervalado por uma flor.
A orla é decorada com uma silva bordada a preto.
Altura (cm) entremeio de crivo: 5
-
-
-
Incorporação: Anterior proprietário: Desconhecido.
-
Bibliografia
- CARNEIRO, Eugénio Lapa - Os Lenços De Mão Bordados. Barcelos: 1963
- FERREIRA, Maria de Fátima da Silva - Catálogo da colecção de lenços marcados. Barcelos: Museu Regional de Cerâmica, 1966
- MAGALHÃES, Manuel Maria Calvet de - Bordados e rendas de Portugal. Lisboa: Campanha Nacional de Educação de Adultos, 1956
- VASCONCELLOS, José Leite de - "Lenços de amor" in Opusculos, vol. V. Lisboa: Imprensa Nacional, 1936
Exposições
-
O Pão e o Bragal
- Casa da Cultura de Paredes de Coura, Paredes de Coura
- Exposição Física