Escultura

  • Museu: Museu Nacional de Etnologia
  • Nº de Inventário: BF.821
  • Super Categoria: Etnologia
  • Categoria: Artes plásticas
  • Autor: Autor desconhecido (-)
  • Datação: Século 20
  • Dimensões (cm): Alt. 17
  • Descrição: Escultura talhada numa só peça em madeira de ébano, representando um bailarino maconde. A figura, assente numa base circular plana, é constituída por pés rectangulares cujos dedos são definidos por traços incisos, membros inferiores cilindriformes ostentando chocalhos de perna, tronco cilindriforme coberto com um colete, membros superiores e pescoço igualmente cilindriformes e cabeça ovóide. Os pés, com os calcanhares elevados, exibem linhas incisas paralelas representando um revestimento de fibras vegetais. Os membros inferiores encontram-se flectidos, exibindo na zona exterior destes e desde os pés até ás ancas dez saliências semi-esferóides dispostas paralelamente. Ostenta junto ás ancas um aro em relevo de formato circular de secção rectangular. O tronco, inclinado para a frente, exibe na zona frontal e desde a cintura até ao peito um revestimento constituído por destaques semi-esferóides dispostos em linhas. As costas apresentam linhas incisas dispostas paralelamente, na vertical e na horizontal formando uma malha. Na zona superior das costas, junto ao pescoço, a peça exibe um destaque em forma de semi-calote esférico. Os membros superiores, estendidos para a frente, exibem igualmente saliências semi-esferóides dispostas paralela e equidistantemente desde os ombros até ás mãos. O rosto apresenta dois entalhes fusiformes que figuram os olhos, nariz e lábios proeminentes, boca entreaberta sendo visíveis os dentes, dois destaques dispostos um em cada lado da face de formato oval figurando as orelhas, e cabelo com corte de fantasia. O rosto exibe as escarificações típicas do grupo étnico maconde, com motivos geométricos que consistem em linhas angulares paralelas, segmentos rectilíneos paralelos e linhas em zigue-zague.
  • Origem/Historial: O núcleo de peças, com data de incorporação de Dezembro de 2005, cujo colector é Manuel Viegas Guerreiro, consiste em 22 peças recebidas pelo Museu Nacional de Etnologia por disposição testamentária de Maria Conceição Viegas Correia Guerreiro, esposa do colector. O referido conjunto deu entrada no Museu Nacional de Etnologia em 14 de Janeiro de 2005, tendo sido formalizado nesta data o acto de recepção do mesmo. Este núcleo é composto por 18 esculturas e 4 facas de cortar papel, recolhidos entre o grupo étnico Maconde. Moçambique é famoso em todo o mundo por sua escultura em madeira, geralmente conhecida como Arte Maconde. As suas esculturas normalmente retractam animais e seres humanos. Esta arte é produzida pelo próprio povo e usa uma madeira preta, o ébano, localmente designado por "mpingo". A dureza, a durabilidade e a cor fazem desta madeira, o material perfeito para esculpir. Este tipo de escultura é tanto tradicional como contemporâneo, reflectindo o seu passado tribal e também a vida urbana, utilizando seus mitos e histórias como inspiração.
  • Incorporação: Anterior Proprietário: Maria da Conceição Guerreiro

Bibliografia

  • DIAS, Jorge; Dias, Margot (*) - Os Macondes de Moçambique: cultura material, vol. 2. Lisboa: JIU/CEAC, 1964
  • DIAS, Jorge; Dias, Margot (*) - Os Macondes de Moçambique: aspectos históricos e económicos, vol.1. Lisboa: JIU/CEAC, 1964
  • DIAS, Jorge; Margot Dias (*) - Os Macondes de Moçambique: vida social e ritual, vol.3. Lisboa: JIU/CEAC, 1970
  • DIAS, Jorge; Margot Dias - "Moçambique" in Arte Popular de Portugal - Ilhas Adjacentes e Ultramar, Vol. 3 (Dir.Fernando Pires de Lima). Lisboa: Editorial Verbo, 196?
  • GUERREIRO, Manuel Viegas(*) - Os Macondes de Moçambique: sabedoria, língua, literatura e jogos, vol.4. Lisboa: JIU/CEAC, 1966
  • RITA-FERREIRA, António - Agrupamento e Caracterização Étnica dos Indigenas de Moçambique. Lisboa: Junta de Investigações do Ultramar, 1958

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