Buda
-
Museu: Museu Nacional de Etnologia
-
Nº de Inventário: BG.085
-
Super Categoria:
Etnologia
-
Categoria: Artes plásticas
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 20
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 0
-
Descrição: Escultura em barro, representando buda.
A figura, assente numa base de formato elipsoidal, é constituida por pés ostentando umas chinelas, tronco óvoide, membros superiores cilindriformes e cabeça esferoide.
O rosto apresenta dois entalhes fusiformes que figuram os olhos, nariz e lábios proeminentes, a boca encontra-se aberta, sendo visiveis os dentes e a lingua, e duas saliências dispostas uma em cada lado da face de formato oval, alongando-se para os ombros, figurando as orelhas.
A figura ostenta uma vestimenta disposta de forma pragueada que envolve os membros inferiores e pende dos braços, sendo visivel a barriga pronunciada.
Os membros superiores apresentam-se flectidos com a mão esquerda segurando o cabo de um destaque óvoide com traços incisos figurando as nervuras de uma folha. O membro oposto possui um segmento cilindriforme disposto horizontalmente que serve de suporte a vários elementos que a peça possui: na zona posterior da figura este segmento suporta um saco e na parte frontal da peça, ostenta uma cabaça.
No peito possui uma linha circular em ressalto figurando um colar, com um berloque a pender para a barriga.
-
-
Origem/Historial: O núcleo de peças, com data de incorporação de Dezembro de 2005, cujo colector é Manuel Viegas Guerreiro, consiste em 22 peças recebidas pelo Museu Nacional de Etnologia por disposição testamentária de Maria Conceição Viegas Correia Guerreiro, esposa do colector.
O referido conjunto deu entrada no Museu Nacional de Etnologia em 14 de Janeiro de 2005, tendo sido formalizado nesta data o acto de recepção do mesmo.
Este núcleo é composto por 18 esculturas e 4 facas de cortar papel, recolhidos entre o grupo étnico Maconde.
Embora faça parte do conjunto da doação, e consequentemente se encontre incorporado na Colecção Maconde do MNE, este objecto, pela sua tipologia, temática e material, levantam interrogações, quanto à sua origem.
Hotei, conhecido como o "Buda gordo", é na verdade a representação de um monge chinês frequentemente encontrada em templos, restaurantes e amuletos. No folclore da China, ele acabou sendo associado a Maitreya.
-
Incorporação: Anterior Proprietário: Maria da Conceição Guerreiro
-
Bibliografia
- DIAS, Jorge; Dias, Margot (*) - Os Macondes de Moçambique: cultura material, vol. 2. Lisboa: JIU/CEAC, 1964
- DIAS, Jorge; Dias, Margot (*) - Os Macondes de Moçambique: aspectos históricos e económicos, vol.1. Lisboa: JIU/CEAC, 1964
- DIAS, Jorge; Margot Dias (*) - Os Macondes de Moçambique: vida social e ritual, vol.3. Lisboa: JIU/CEAC, 1970
- DIAS, Jorge; Margot Dias - "Moçambique" in Arte Popular de Portugal - Ilhas Adjacentes e Ultramar, Vol. 3 (Dir.Fernando Pires de Lima). Lisboa: Editorial Verbo, 196?
- GUERREIRO, Manuel Viegas(*) - Os Macondes de Moçambique: sabedoria, língua, literatura e jogos, vol.4. Lisboa: JIU/CEAC, 1966
- RITA-FERREIRA, António - Agrupamento e Caracterização Étnica dos Indigenas de Moçambique. Lisboa: Junta de Investigações do Ultramar, 1958