Cadeado

  • Museu: Museu Nacional de Etnologia
  • Nº de Inventário: AA.852
  • Super Categoria: Etnologia
  • Categoria: Equipamento de uso doméstico
  • Autor: Autor desconhecido (-)
  • Datação: Século 20
  • Dimensões (cm): Comp. 3,1 x Alt. 6,2 x Larg. 1,1
  • Descrição: Cadeado em folha de ferro, de formato paralelepipédico, com chave em latão. No topo o objecto possui um segmento disposto em forma de arco e de secção circular. Uma das extremidades deste segmento encontra-se presa ao corpo do objecto e a outra extremidade é amovível, encaixando numa cavidade do cadeado quando este é fechado. A abertura do cadeado é feita mediante a introdução da chave, num orifício que se encontra na face frontal do objecto. A chave é constituída por uma extremidade circular com um orifício do mesmo formato, e por um palhetão paralelepipédico exibindo um recorte rectangular. O cadeado apresenta colado um selo branco limitado a azul com inscrição: "313". Comprimento da chave: 2,5 cm
  • Origem/Historial: O local de uso e o local de recolha referem-se a Porto Amélia, cidade capital da Provincia de Cabo Delgado, cujo nome actual é Pemba.
  • Incorporação: Anterior Proprietário: Desconhecido

Bibliografia

  • DIAS, Jorge; Dias, Margot (*) - Os Macondes de Moçambique: cultura material, vol. 2. Lisboa: JIU/CEAC, 1964
  • DIAS, Jorge; Dias, Margot (*) - Os Macondes de Moçambique: aspectos históricos e económicos, vol.1. Lisboa: JIU/CEAC, 1964
  • DIAS, Jorge; Margot Dias (*) - Os Macondes de Moçambique: vida social e ritual, vol.3. Lisboa: JIU/CEAC, 1970
  • DIAS, Jorge; Margot Dias - "Moçambique" in Arte Popular de Portugal - Ilhas Adjacentes e Ultramar, Vol. 3 (Dir.Fernando Pires de Lima). Lisboa: Editorial Verbo, 196?
  • GUERREIRO, Manuel Viegas(*) - Os Macondes de Moçambique: sabedoria, língua, literatura e jogos, vol.4. Lisboa: JIU/CEAC, 1966
  • RITA-FERREIRA, António - Agrupamento e Caracterização Étnica dos Indigenas de Moçambique. Lisboa: Junta de Investigações do Ultramar, 1958
  • Oliveira, António de - Mahamba: tentativa de interpretação artística e psicológica de documentos de arte dos negros africanos. Lisboa: Junta de Investigações do Ultramar, 1959

Multimédia

  • 6741.jpg

    Imagem