Escultura
-
Museu: Museu Nacional de Etnologia
-
Nº de Inventário: AA.136
-
Super Categoria:
Etnologia
-
Categoria: Artes plásticas
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 20
-
-
-
Dimensões (cm): Comp. 28 x Alt. 11,7
-
Descrição: Escultura polimórfica representando uma figura antropomórfica masculina, e duas figuras zoomórficas - um antílope e um pássaro, talhada numa só peça em madeira de ébano.
As figuras assentam numa base rectangular com uma das extremidade com contorno semi-circular de recorte ondulado.
A figura antropomórfica é constituída por pés ostentando uns sapatos, membros, tronco e pescoço cilindriformes e cabeça ovóide.
Os membros inferiores, exibindo o pé esquerdo numa posição avançada relativamente ao pé direito, encontram-se flectidos e ostentam uns calções. Os membros superiores apresentam-se esticados e dispostos horizontalmente, com as mãos segurando o membro posterior esquerdo do antílope.
A cabeça, ligeiramente inclinada para trás, apresenta o rosto com dois entalhes fusiformes que figuram os olhos, nariz e lábios proeminentes, duas saliências dispostas uma em cada lado da face de formato oval figurando as orelhas, e cabelo constituído por traços incisos em zigue-zague.
O antílope, com o membro posterior esquerdo estendido para trás, apresenta os membros direitos avançados em relação ao membro dianteiro esquerdo.
O tronco é de formato ovóide e exibe junto aos membros posteriores a cauda pendendo para o lado direito da figura.
O pescoço, cilindriforme, encontra-se encurvado exibindo a cabeça voltada para trás, direccionada para a esquerda.
A cabeça exibe dois orifícios circulares que figuram os olhos, encontrando-se num destes um embutido de marfim, um focinho alongado exibindo dois orifícios que figuram as narinas, uma linha escavada representando a boca, da qual pende um destaque que figura a língua, e duas saliências de formato elipsoidal, que figuram as orelhas. A orelha esquerda encontra-se presa ao bico da ave.
Esta, é constituída por dois membros cilindriformes, sendo visíveis as patas assentes na base, corpo de formato ovóide prolongando-se numa cauda que serve de suporte traseiro à figura.
As asas encontram-se salientes ladeando o corpo, exibindo traços incisos representando as penas.
Apresenta o pescoço cilindriforme e a cabeça ovóide, encontrando-se esta com dois orifícios circulares, figurando os olhos, e um bico cónico.
Nos orifícios que figuram os olhos da ave e do antílope existiam originalmente uns embutidos em marfim.
Na superfície inferior da base encontra-se colado com fita adesiva um selo branco limitado a azul com inscrição: "Makonde; 136". Esta superfície apresenta uma substância brilhante, provavelmente cola ou verniz sintético.
-
-
Origem/Historial: Devido a questões de uniformização das denominações neste programa, este objecto, com inscrição na ficha de inventário, "Estatueta Polipomórfica", ficará com denominação "Escultura".
-
Incorporação: Anterior Proprietário: Desconhecido
-
Bibliografia
- DIAS, Jorge; Dias, Margot (*) - Os Macondes de Moçambique: cultura material, vol. 2. Lisboa: JIU/CEAC, 1964
- DIAS, Jorge; Dias, Margot (*) - Os Macondes de Moçambique: aspectos históricos e económicos, vol.1. Lisboa: JIU/CEAC, 1964
- DIAS, Jorge; Margot Dias (*) - Os Macondes de Moçambique: vida social e ritual, vol.3. Lisboa: JIU/CEAC, 1970
- DIAS, Jorge; Margot Dias - "Moçambique" in Arte Popular de Portugal - Ilhas Adjacentes e Ultramar, Vol. 3 (Dir.Fernando Pires de Lima). Lisboa: Editorial Verbo, 196?
- GUERREIRO, Manuel Viegas(*) - Os Macondes de Moçambique: sabedoria, língua, literatura e jogos, vol.4. Lisboa: JIU/CEAC, 1966
- RITA-FERREIRA, António - Agrupamento e Caracterização Étnica dos Indigenas de Moçambique. Lisboa: Junta de Investigações do Ultramar, 1958